São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

IZABELA MOI (interina) - izabela.moi@grupofolha.com.br

Marx: o retorno

Aos 93 anos, Eric Hobsbawm volta às raízes e acaba de lançar "How to Change the World - Tales of Marx and Marxism" (Como Mudar o Mundo - Histórias sobre Marx e o Marxismo), coletânea de artigos sobre o filósofo alemão e inéditos ensaios sobre o mundo contemporâneo.
Em entrevista ao jornal inglês "Guardian", o historiador diz que a redescoberta do pensador em pleno período de crise capitalista "deve-se ao fato de que ele, em 1848, mais do que qualquer um, fez as previsões corretas do que aconteceria no mundo moderno". NoBrasil, o livro está previsto para sair até o início de 2012, pela Companhiadas Letras.



MILLENNIUM ALÉM DA TRILOGIA
O mais recente blockbuster do mundo editorial, a obra póstuma do ativista e escritor sueco Stieg Larsson, continua a dar frutos.
Eva Gabrielsson, companheira do autor por mais de 30 anos, afirma em seu recém- lançado e autobiográfico "Millénium, Stieg et Moi" (publicado originalmente em francês pela Actes Sud, em coautoria de Marie-Françoise Colombani) que, se ganhar o processo pelos direitos da obra, que disputa com o pai de Larsson, escreverá o quarto ederradeirolivrodasériede ficção. Segundo afirma, Larsson deixou 200páginas jáescritas.

PARA EXPLICAR STIEG LARSSON
Também pela editora francesa Actes Sud, mais um título quer "esticar" a trilogia. A dupla Dan Burstein e Arne de Keijzer, que escreveu um guia sobre "O Código Da Vinci", se juntou ao escritor John-Henri Holmberg, amigo de Larsson. O livro, "Secrets of the Tattooed Girl: The Unauthorized Guide to the Stieg Larsson Trilogy" foi comprado por editoras de 18 países. Por aqui, a Companhia das Letras lançará, também neste ano, "Stieg", de Jan-Erik Petterson, tambémamigoecolega de Larsson na revista "Expo", que escreveu a biografia política do ativista.


SERIGRAFIA
Com impressão artesanal, "A Vida na Água" é o terceiro título da editora indiana Tara Books que será lançado pela WMF Martins Fontes

Dr. King inédito

A Beacon Press ganhou, em 2009, exclusividade para publicaraobra de Martin Luther King Jr (1929-1968). Além de novas edições, o projeto é compilar volumes inéditos do imenso arquivo do pastor e ativista americano. Neste mês, lança coletânea de artigosediscursos sobre o tema da justiça econômica e social sob o título "All Labor Has Dignity" (todo trabalho é digno).

Para gringo ler

"Fazedor de Velhos" (Cosac Naify), de Rodrigo Lacerda, está passando por uma "aclimatação" no processo de tradução da obra para a editora suíça La Joie de Lire. Lacerda afirma que as substituições estão todas concentradas no capítulo 8 - em que, por exemplo, em vez da citação de José de Alencar, presente na edição brasileira, ele cita Victor Hugo na versão em francês.


Texto Anterior: Crítica/Novela: Deliciosas narrativas trazem o estilo afiado de Bulgákov
Próximo Texto: Crítica/Romance: "Bravura Indômita" entretém com humor negro e barbárie
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.