São Paulo, sexta, 22 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA EM ESTOCOLMO
"Eu não vou sentar aqui para isso"

especial para a Folha

Em 28 de abril de 66, dias antes de levar a turnê ao Reino Unido, Bob Dylan participou de uma entrevista numa rádio de Estocolmo, na Suécia, para comentar as faixas de seu álbum "Blonde On Blonde", que acabara de ser lançado na Europa.
Cansado, desconcentrado e respondendo às perguntas com desdém, Dylan testou a paciência do radialista sueco Klas Burling. "Ele não estava nem aí. Não nos tornamos amigos. Foi a pior entrevista da minha vida". Leia abaixo trechos da conversa, gravada num saguão de hotel. (DV)

Klas Burling - Muito bom ver você em Estocolmo, Bob Dylan, e eu imagino que já que o senhor está aqui poderia explicar um pouco a respeito de suas músicas. O que você pensa sobre as canções de protesto?
Bob Dylan -
Ah, meu Deus. Eu não vou sentar aqui para isso. Eu estou acordado a noite toda, tomei um monte de pílulas, só comi comida ruim, li absurdos e não vou ficar falando sobre mim como cantor de protesto ou coisas do tipo.
Burling - Que rótulo você se daria? Um poeta? Um cantor? Ou você escreve poemas e então coloca a música em cima?
Dylan -
Sei lá. Que estupidez. Você não faria esse tipo de pergunta a um carpinteiro, não é? Ou para um encanador?
Burling - Você vem sendo acompanhado de uma banda agora, o que não acontecia no seu começo de carreira.
Dylan -
Você tem de entender que eu venho dos Estados Unidos, onde todo mundo da minha idade, por volta dos 25 anos, cresce tocando rock'n'roll, diferentemente da Inglaterra.
Burling - Você cresceu assim?
Dylan -
Sim, porque é o único tipo de música que você ouve. Todos fizeram isso, porque sempre ouviram rock, country e blues.
A música folk veio apenas para ser um substituto por um instante, mas só um substituto, nada mais que isso. Agora, é diferente falar sobre a música inglesa, porque eles não sabem tocar rock'n'roll.
Burling - Mas o que você acha dos Beatles?
Dylan -
Eles são muito bons, mas não tocam rock.
Burling - Os Beatles não tocam rock'n'roll?
Dylan -
Não, não tocam. Rock consiste em apenas quatro batidas, uma extensão de um blues de doze compassos. E rock é para branco, para garoto de 17 anos. Rock'n'roll é uma falsa tentativa de sexo.
Burling - Então, como você classificaria seu estilo?
Dylan -
Bem, eu nunca ouvi ninguém tocando como eu, então eu não sei.
Burling - Não há nenhum nome para explicar sua música?
Dylan -
Música matemática.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.