São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


O oportunismo vazio de "Tróia"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O que há de certo em "Tróia" (HBO PLUS, 16h35)? Helena. Era onde o filme não podia errar e não errou. Para desencadear uma guerra como essa, uma mulher tem que ser muito especial.
Bem, Diane Kruger -que depois desse filme não se fez mais notar, até agora- cumpre belissimamente o papel. O resto é bem duvidoso neste filme dirigido por Wolfgang Petersen e que parece antes de tudo de um oportunismo vazio.
Trata-se de usar a Grécia mitológica como cenário e, sobretudo, como pretexto para que semideuses da tela (Brad Pitt em particular) se disfarcem de semideuses. Mas o filme reduz seus semideuses a heróis hollywoodianos, enquanto se espera pelo momento superespetáculo: a história do cavalo de Tróia e suas decorrências. É pouco.

TV ABERTA

Vencendo em Londres
Record, 14h30.
(Winning London). EUA, 2000, 92 min. Direção: Craig Shapiro. Com Mary-Kate Olsen, Ashley Olsen, Brandon Tyler. As gêmeas Olsen interpretam aqui uma dupla de colegiais enviadas a Londres para uma conferência internacional de estudantes promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nem só de simpósios se nutrirá esta comédia dramática não muito conseqüente.

Buddy, Meu Gorila Favorito
Globo, 15h50.
(Buddy). EUA, 1997, 84 min. Direção: Caroline Thompson. Com Rene Russo, Robbie Coltrane. Milionária encontra um bebê gorila, leva-o para o seu zoológico particular e ocupa-se dele com cuidado verdadeiramente maternal. O que vale é o título brasileiro, já que gorila -até não muito tempo atrás- é como eram chamados os militares brucutus de alta patente. Eles foram vencidos, no entanto, pela recente versão de "King Kong".

O Máskara
SBT, 23h.
(The Mask). EUA, 1994, 101 min. Direção: Charles Russel. Com Jim Carrey, Cameron Diaz, Peter Riegert, Amy Yasbeck, Richard Jeni. Bancário tímido encontra máscara que lhe dá superpoderes. Assim ele conquista uma bela garota (Diaz) e enfrenta bando de gângsteres. Vale sobretudo pelos efeitos especiais e pela performance de Milo, o cachorro do protagonista.

Intercine
Globo, 1h30.
Para quarta-feira, a emissora programou a disputa entre os filmes "Perfume de Mulher" (1992, de Martin Brest, com Al Pacino, Chris O'Donnell, James Rebhorn, Phillip Seymour Hoffman) e "Um Grito de Liberdade" (Inglaterra, 1987, de Richard Attenborough, com Kevin Kline, Denzel Washington).

Almôndegas 2
SBT, 3h15.
(Meatballs 2). EUA, 1984, 96 min. Direção: Ken Weiderhorn. Com Richard Mulligan, Kin Richards, John mengatti, Misty Rowe. Durante as férias, uma luta de boxe é programada por dois acampamentos para decidir a posse de um lago.

O Cavalo Falante
SBT, 4h45.
(Hot to Trot). EUA, 1988, 83 min. Direção: Michael Dinner. Com Bob Goldthwait, Dabney Coleman, Virginia Madsen. Depois que morre sua mulher, corretor tenta passar a perna no enteado. Este, porém, será protegido por um cavalo falante. Risos esparsos. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Vou ganhar dinheiro pra chuchu!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.