São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

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Brasil está fora da rota da mostra

DE LONDRES

O governo brasileiro é o principal patrocinador da mostra da tropicália no Barbican. Mas, diferentemente da programação original do curador Carlos Basualdo, ela não deverá ser exibida no Brasil. A exposição itinerante foi inaugurada em outubro do ano passado, em Washington, com a perspectiva de seguir para Londres, Nova York (confirmada para este ano no Museu de Artes do Bronx), Lisboa (ainda indefinido) e São Paulo.
A idéia é que chegasse ao Brasil em 2007, para marcar com estilo os 40 anos da tropicália, e fosse abrigada na Oca do Ibirapuera, em São Paulo.
Acontece que no meio do projeto estava a BrasilConnects, do banqueiro Edemar Cid Ferreira, que quebrou. "A chance de ela ir ao Brasil tornou-se bem pequena", afirma Basualdo.
"Isso que está sendo feito aqui nunca foi mostrado no Brasil. Merecia ser ampliado para ir para lá. Mas são coisas do Brasil: você marca e nunca sabe se vai acontecer", lamenta Antônio Dias, um dos artistas em destaque da exposição do Barbican.
Se dificilmente chegará aos brasileiros, a mostra poderá pelo menos trazer dividendos ao país. É nisso que aposta a Embratur, maior patrocinadora do evento.
A empresa de turismo, que desde 2003 se encarrega apenas da promoção do Brasil no exterior, investiu 50 mil libras (cerca de R$ 200 mil) na empreitada.
Pretende assim atrair o público do Reino Unido, segundo maior emissor de turistas para o mundo, atrás só da Alemanha.
Todos os outros patrocinadores são igualmente nacionais. A Embaixada do Brasil em Londres entrou com US$ 50 mil (aproximadamente R$ 110 mil).
Para reforçar o tom oficial, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, patrono da exposição e um dos expoentes do ramo musical do tropicalismo, irá ao Barbican com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 8 de março, durante visita oficial ao Reino Unido.
"Tentamos participar de tudo que divulgue a imagem do Brasil. E é uma sorte histórica que neste momento o ministro da Cultura seja o tropicalista Gilberto Gil", afirma o adido cultural da embaixada, Felipe Fortuna.
Banco do Brasil, Itaú, Brahma e Varig completam a lista de patrocinadores. (FV)

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