São Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Corra que a Polícia Vem Aí
Globo, 15h40.    
(The Naked Gun). EUA, 1988, 85 min. Direção: David Zucker. Com Leslie Nielsen, Priscilla Presley, George Kennedy, Ricardo Montalban. O tenente Frank Drebin (Nielsen) ficará famoso, a partir deste filme que abre uma série, por sua incompetência desastrada. Neste burlesco, ele tem por missão desbaratar plano para assassinar a rainha da Inglaterra. Bom humor.

Mortal Kombat - Guerreiro Eterno
SBT, 15h45.  
(Mortal Kombat: Conquest). EUA, 1998. Direção: Oley Sassone. Com Paolo Montalban, Daniel Bernhardt, Kristanna Loken. Reunião de dois episódios da série para TV "Mortal Kombat: Conquest". Aqui, o guerreiro Kung Lao deve enfrentar, no torneio Mortal Kombat, o terrível feiticeiro Shang Tsung, que cada vez se metamorfoseia. Kung Lao precisa de toda a sua força física e mental para salvar a humanidade de mais essa ameaça. Infantil.

Vai Trabalhar, Vagabundo
Bandeirantes, 22h.    
Brasil, 1973, 100 min. Direção: Hugo Carvana. Com Paulo César Pereio, Nelson Xavier. Belíssimo achado: o fim da malandragem clássica no Rio, no momento em que o governo militar impõe a ordem unida. Mas os malandros ainda se debatem. Há humor. A sequência no bilhar, dramática, é o ponto alto deste filme.

EDTV
Globo, 22h15.  
(EDTV). EUA, 1999, 122 min. Direção: Ron Howard. Com Matthew McConaughey, Dennis Hopper, Elizabeth Hurley. Executivos de TV decidem filmar 24 horas na vida de um homem, a fim de levantar audiência. Passemos pelas semelhanças com "O Show de Truman". A própria realidade já passou esta comédia para trás. Inédito.

Um Tira sem Limites
Bandeirantes,1h30.  
(Nightstick). EUA, 1997, 95 min. Direção: Joseph L. Scanlan. Com Bruce Fairbairn, Robert Vaughn, Leslie Nielsen. Nielsen é o chefe de polícia de Nova York e, diante de bandidos perigosíssimos que invadem a cidade, convoca Calhoun (Fairbairn), policial espertíssimo, para combatê-los. Se o tira é sem limites, a besteira segue a mesma linha.

Intercine
Globo, 2h30.
A semana começa com o faroeste "Desafio de um Pistoleiro" (Título original: "Gunfighter's Moon". EUA, 1994, 91 min. Direção: Larry Ferguson. Com Lance Henriksen, Kay Lenz, David Mcilwraith, Ivan Sergei, James Victor).

As Aventuras de Ned Kelly
Globo, 4h10.   
(Reckless Kelly). Austrália, 1993, 80 min. Direção: Yahoo Serious. Com Yahoo Serious, Melora Hardin, Alexei Sayle. Ned Kelly é um legendário Robin Hood australiano, cujas aventuras são aqui modernizadas: ele rouba um banco e deposita o dinheiro numa conta destinada aos pobres. O dono do banco, claro, não tem a menor disposição de aguentar essa.

FILMES

Ciclo Lubitsch começa com "Monte Carlo"

Com "Monte Carlo" (22h), o Telecine Classic inaugura um ciclo com nove comédias de Ernst Lubitsch, mestre incontestável do gênero. Como o filme é estrelado por Jeanette MacDonald, rainha das operetas, estamos diante de uma forma híbrida, em que o musical se acrescenta à comédia, mas não forma uma comédia musical.
O filme é de 1930, com o cinema sonoro ainda tateante, e ali MacDonald é uma nobre que desiste de casar, foge para Monte Carlo e ali encontra cassinos e amor. O ciclo trará trabalhos mais representativos, mas, óbvio, Lubitsch é sempre representativo.
Às 23h30, vale sintonizar "Pulp Fiction", de Quentin Tarantino (na HBO). Tido como gênio (que não é), hoje amarga injusto ostracismo. (INÁCIO ARAUJO)

HISTÓRIA

Começa hoje especial com documentários sobre Egito 'além das pirâmides'

Entre hoje e quinta, no programa "História Viva", o The History Channel exibe a série de documentários "O Egito Além das Pirâmides", sempre às 22h.
"As Mansões dos Espíritos", que abre a programação, mostra os monumentos construídos para as divindades egípcias, como o templo de Karnak. A restauração do templo de Deir El Bahari também é tema.
Amanhã, vai ao ar "O Faraó e Seus Filhos Perdidos", que conta a história de Ramsés, o Grande. Escavações no Vale dos Reis revelaram a localização de sua tumba e, nela, inscrições narrando passagens de sua vida.
Fecham a série "O Cotidiano do Antigo Egito" (quarta) e "A Morte e a Jornada para a Imortalidade". O primeiro programa revela o dia-a-dia do Egito Imperial; o segundo, os ritos de passagem da época.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Monica Bergamo: A mãe no meio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.