São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álbum celebra 150 anos de Puccini

"Puccini's Heroines" tem participações de Kiri Te Kanawa, Barbara Hendricks e Cristina Gallardo-Domas

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como ópera completa custa caro e é mais difícil de vender, o jeito é apelar para coletânea -e, de preferência, com uma cantora bem famosa. A Warner celebra a efeméride dos 150 anos de nascimento de um dos mais populares autores operísticos de todos os tempos, o italiano Giacomo Puccini (1858-1924), com "Puccini's Heroines".
Melodista de mão cheia, Puccini teve o mérito de incorporar as inovações wagnerianas à escola operística de seu país sem descaracterizá-la.
Ao talento dramático e habilidades de orquestrador, juntava-se a habilidade única de escrever temas memoráveis -a ária de tenor "Nessun Dorma", de "Turandot", sua derradeira ópera, chegou a adquirir difusão de canção pop.

Protagonistas
"Puccini's Heroines" traça um panorama da estética do compositor por meio das intensas protagonistas femininas de suas criações.
Na verdade, analisada com calma, a compilação parece uma versão pouco modificada de "Sole e Amore", álbum com peças do autor que a soprano neozelandesa Kiri Te Kanawa lançou em 1997.
Dos 16 itens do disco, 12 vêm de "Sole e Amore", álbum em que Kiri -com a habitual competência, embora sem grandes distinções de caracterização- interpreta algumas das árias de Puccini que mais a favorecem, como "Ch'il Bel Sogno di Doretta" e a inescapável "O Mio Babbino Caro".

Precisão
Se nos itens de maior dramaticidade a voz de soprano lírico da neozelandesa fica aquém das demandas da partitura -caso das óperas "Tosca" e "Madama Butterfly"-, nos demais suas qualidades musicais de refinamento no fraseado e precisão fazem a diferença.
De resto, o álbum é complementado por participações da soprano Barbara Hendricks ("Si, Mi Chiamano Mimì"), da mezzo-soprano Jennifer Larmore (dueto de "Butterfly" com a soprano Hei-kyung Hong) e da emergente soprano chilena Cristina Gallardo-Domas (com uma vigorosa "Donde Lieta Uscì").
Se não acrescenta muita coisa para o colecionador de ópera, o disco da Warner Classics pode ser uma introdução interessante para quem estiver chegando agora ao mundo do canto lírico.


PUCCINI'S HEROINES - THE POWER OF LOVE
Gravadora:
Warner
Artistas: vários
Quanto: R$ 44,90, em média
Avaliação: regular


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: O idiota útil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.