São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABL se despede de Zélia e cadeira já tem candidatos

DENISE MENCHEN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO

Quatro dias após a morte de Zélia Gattai, a disputa pela cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras foi aberta ontem e já tem três candidatos oficiais. O jornalista e crítico musical Luiz Paulo Horta, 64, o escritor Antônio Torres, 67, e o colunista Jeff Thomas -descrito pelos acadêmicos como "eterno perdedor"- apresentaram ontem a carta que oficializa a intenção de disputar a vaga. Nos bastidores, no entanto, fala-se em até 17 possíveis candidatos.
"Muita gente levou a sério a questão da imortalidade", brinca o acadêmico Carlos Heitor Cony, citando o período de mais de dois anos transcorrido desde a abertura da última vaga como um dos motivos para o elevado número de concorrentes para a cadeira deixada por Zélia, a mesma que pertenceu a Machado de Assis.
Segundo integrantes da ABL ouvidos pela Folha, entre os que já manifestaram interesse em disputar a vaga estariam Barbara Heliodora, Cláudio Murilo, Cleonice Berardinelli, Fábio Lucas, Isabel Lustosa, Octavio Alvarenga, Rosiska Darcy de Oliveira e Ziraldo.
O nome do jornalista e crítico musical de "O Globo" Luiz Paulo Horta é apontado como favorito. "Ele é quem está reunindo o maior número de adesões", diz Murilo Melo Filho, ocupante da cadeira 20. Segundo ele, Horta já teria "6 ou 7" votos. No total, a ABL tem 40 membros.
O prazo de inscrição para postulantes à vaga é de 60 dias. Ao final, será marcada a data da eleição.

Cerimônia
Na presença de familiares e amigos, as cinzas da escritora foram enterradas ontem à tarde sob o pé de uma mangueira na casa do Rio Vermelho, em Salvador, onde ela e o escritor Jorge Amado (1912-2001) viveram 38 anos.


Colaborou a Agência Folha, em Salvador

Texto Anterior: Contardo Calligaris: Sábado no Sesc
Próximo Texto: Comida: Quebrando código
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.