São Paulo, segunda-feira, 22 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto tenta resgatar fábrica de filme Polaroid

DA REPORTAGEM LOCAL

Em junho de 2008, foram fechadas as duas últimas fábricas de filmes para a Polaroid -câmera famosa pela revelação instantânea das fotos. Logo, um grupo juntou-se para não deixar "uma das maiores invenções da história da fotografia morrer", disse Marlene Kelnreiter, uma das fãs da máquina à Folha, por e-mail.
Eles idealizaram o The Impossible Project, compraram uma fábrica holandesa que encerrava as atividades e querem, até 2010, desenvolver a tecnologia para que as Polaroids antigas tenham suprimentos novos para funcionar.
As fotografias em papel que se autorrevelam farão um contraponto "ao entediante mundo da fotografia digital", para Kelneiter.
"As pessoas amam poder tocar e cheirar a imagem no nosso mundo virtual. Além disso, é pura mágica ver como a Polaroid se revela -e os instantâneos são sempre bons para uma surpresa."
O projeto, idealizado por Florian Kaps, ex-dirigente da Sociedade Lomográfica Internacional está com o cronograma adiantado. Em setembro, espera-se, os primeiros protótipos do novo filme poderão ser testados.
A página na internet www.the-impossible-project.com conta mais sobre a iniciativa e vende camisetas temáticas que "financiam diretamente" o reativação da fábrica holandesa.


Texto Anterior: Câmera soviética roda o mundo em corrida
Próximo Texto: Cinemateca recupera arquivo da TV Tupi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.