São Paulo, segunda-feira, 22 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiozinhos do grunge


Ícones do rock alternativo americano, Mark Lanegan e Greg Dulli tocam em SP

LÚCIO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A banda é de 2003. O primeiro disco é de 2008. O show no Brasil é em 2009. Mas a atmosfera a ser respirada no Bourbon Street em 1º de julho, quando a dupla The Gutter Twins estiver fazendo apresentação única no país, será a dos anos 90. No palco e na plateia, vai ser um verdadeiro "That 90's Show".
Os senhores Mark Lanegan e Greg Dulli, duas importantes vozes de bandas de destaque da era áurea do chamado "rock alternativo" americano, devem arrastar ao clube de Moema fervorosos fãs do Screaming Trees e Afghan Wigs, respectivamente e em particular, e do amplo movimento grunge (Seattle, Sub Pop, Nirvana), em geral. Mais até do que entusiasmados pelo recente projeto comum aos dois, o Gutter Twins.
Os ingressos para o espetáculo "Uma Noite com Greg Dulli e Mark Lanegan" estão no fim. "Estou bem entusiasmado em ir ao Brasil agora, até porque nunca consegui ir com o Screaming Trees", disse à Folha o cantor Mark Lanegan, de marcante voz rouca e soturna, emprestada nesta década a bandas, cantoras e projetos vários, como Queens of the Stone Age, Isobell Campbell (ex-Belle & Sebastian), Twilight Singers (com o próprio Greg Dulli), além, é claro, do Gutter Twins.

Covers de Cole Porter
"Mas o público nem precisa ficar pedindo músicas do Screaming Trees, porque vamos tocar várias. E também do Afghan Wigs, do Twilight Singers, do Gutter Twins mesmo, além de covers de Cole Porter, José Gonzalez, talvez Primal Scream", contou o músico.
Lanegan e Dulli estão trazendo para sua "Noite" o guitarrista Dave Rosser, oficial do Gutter Twins, para quebrar o caráter acústico que deve predominar no show de São Paulo. Rosser até ousa tomar o microfone dos dois no show para cantar uma música. "Não, não sinto falta de meus tempos de Screaming Trees. Já faz uns 15 anos de nossa grande fase, e as coisas do passado têm que ficar no passado", decretou Lanegan, desfazendo boatos de que seu ex-grupo poderia voltar, como tantos de sua época -Dinosaur Jr., Jane's Addiction, Faith No More, Pixies.
Os ilustres cantores são veteranos, mas o gás cheira a espírito teen. O Gutter Twins foi formado em 2003, mas só no ano passado soltou seu primeiro álbum, "Saturnalia", pelo selo Sub Pop, de Seattle, a fundamental gravadora da movimentação sonora grunge do final dos 80, começo dos 90.
Ainda em 2008, o Gutter Twins lançou via iTunes o EP "Adorata", com duas músicas inéditas e várias covers.


UMA NOITE COM MARK LANEGAN E GREG DULLI

Quando: quarta, dia 1º de julho, às 23h30
Onde: no Bourbon Street (r. dos Chanés, 127, tel. 0/xx/11/5095-6100)
Quanto: de R$ 115 a R$ 125
Classificação: 16 anos




Texto Anterior: Luiz Felipe Pondé: Antígona
Próximo Texto: Saiba mais: Screaming Trees chegou a Hollywood
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.