São Paulo, sábado, 22 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO
Com bons olhos

O oftalmologista brasileiro Márcio Abreu, 38, que trabalha como cientista na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, inventou o auto-tonômetro, um aparelhinho que permite a qualquer pessoa medir a pressão do globo ocular dentro de casa.

A invenção foi comprada pela Alcon, empresa farmacêutica da Nestlé, e está sendo testada pelo Governo americano para ser utilizada em larga escala.

Como o glaucoma é provocado pelo aumento da pressão ocular - e seus sintomas só aparecem quando a doença já está instalada - o auto-tonômetro seria a mais barata forma de prevenir a doença, que cega boa parte da população carente do mundo.

Abreu está no Brasil para apresentar seu aparelho e contatar financiadores para outro invento: lentes de contato inteligentes que medem o nível de açúcar no sangue e ajudam no diagnóstico da diabetes.

HORA DO JOGO
Ana Ottoni/Folha Imagem

Zé Miguel Wisnik, 51, é santista como a turminha da sua geração e também porque foi criado na Vila Belmiro; já o filho mais velho, Guilherme, 27, torce pelo Corinthians; a dupla até que resolve bem as diferenças futebolísticas no botão, mas vai disputar um torneio mais complexo: eles concorrem no Festival de MPB da TV Globo: o pai, sugestivamente, com a música "DNA" e o filho com "Desde o Primeiro Dia", que fez em parceria com Chico Pinheiro


CANAL ABERTO
Anteontem, o escritório de Alberto Zacharias Toron, advogado do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, recebeu um telefonema de pessoa que se dizia secretária do ministro da Justiça, José Gregori. Mesmo sem saber se era de fato o ministro, Toron pretende procurar Gregori ainda neste final de semana.

Devem conversar sobre a hipótese de futura apresentação do juiz Nicolau.

ENTREGA
Toron admite a possibilidade de o cliente se apresentar à Justiça, caso não seja preso antes pela PF. Mas insiste que isso só acontecerá depois de serem julgados os pedidos de habeas corpus em que tenta livrar o cliente da prisão preventiva.

CASA NOVA
Fernanda Lima, a nova apresentadora da MTV, será apresentada ao público do canal no dia 10 de agosto, na entrega do Vídeo Music Brasil.

Ela fica na Rede TV! até final de julho e estréia na MTV com atração tipo "Namoro na TV".

TOMBO PALACIANO
A primeira-dama Ruth Cardoso está de molho. Ela levou um tombo no Rio de Janeiro, há alguns dias, quando caminhava. Arranhou o joelho.

O machucado ficou infeccionado e dona Ruth está se tratando com antibiótico.

MADEIXAS
Sem contar esse percalço, dona Ruth está ótima, mais vaidosa que o marido. Abatido, Fernando Henrique anda deixando os cabelos crescerem -para desespero de Raimundo, seu barbeiro.

Já dona Ruth anda com os fios cada vez mais alinhados. Está clareando a tintura e estuda até a possibilidade de fazer mechas para abrilhantar o visual.

BERÇO
Ao final dos desfiles de alta-costura em Paris, o desempenho da top brasileira Caroline Ribeiro foi elogiado pelos jornalistas. "Ela desfila tão bem com estes modelos caríssimos que parece ter nascido usando as roupas nas ruas de Paris", diziam os mais entusiasmados.

O REI E ELES
A banda de rap Doctors MC's gravou um disco que nem gente grande: sai pela BMG, com produção de Dudu Marote e a participação de Jorge Ben Jor na sua música "Ive Brussel" (aquela que ele gravou com Caetano).

Curioso é que a música havia sido sampleada, mas quando Ben Jor ouviu, resolveu participar do disco de verdade.

COMISSÃO DE FRENTE
A Velha Guarda do samba está mais bamba do que nunca. Depois das turmas da Portela e da Mangueira voltarem em shows e discos, Noite Ilustrada entra em estúdio. Ele está gravando o 27º disco, "Eu Sou o Samba", produzido por outro veterano: Fernando Faro.

EDUCADA!
Inconformada com o tratamento da assessoria da Semana BarraShopping de Estilo, uma jornalista da "Elle" argentina lembrou que era da imprensa internacional. Ouviu da assessora que imprensa internacional "fala inglês".

CURTO-CIRCUITO
A modelo Karina Bacchi é a garota-propaganda do Differenza, um tecido criado em alta tecnologia. Karina gostou tanto do "não-tecido" que dispensou o cachê do desfile.

O "Bate-Papo Digital", programa apresentado por Lorena Calábria no canal Multishow, reestréia na segunda com cenário novo: oito quadros de Marcelo Nunes, na linha "pop art".

A peça "Estórias Roubadas", com Beatriz Segall e Rita Êlmor, reestréia na terça, no teatro Cultura Artística.

Começa na quarta, no Club Bar, no Itaim, o Projeto Eletrônico, pilotado pelo casal de DJ's Ana e David.

Renée Behar foi convidada para participar da Casa Foa 2000, em Buenos Aires, que acontecerá de setembro a novembro. É um evento equivalente à Casa Cor em São Paulo.

"Uma Professora Muito Maluquinha", peça infantil de Ziraldo, está completando quatro anos em cartaz no teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram CRISTINA RAMALHO E°LUCIANA COSTA


Texto Anterior: Onde o revólver é a lei
Próximo Texto: Da Rua - Fernando Bonassi: Medo dá azar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.