São Paulo, sábado, 22 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
"Nossa Língua" traz Barbosa Lima Sobrinho

DA REPORTAGEM LOCAL

O programa "Nossa Língua Portuguesa", da TV Cultura, que vai ao ar hoje, às 11h, apresenta uma edição especial em homenagem ao jornalista Barbosa Lima Sobrinho, morto no último domingo, aos 103 anos.
Trata-se de uma entrevista exclusiva feita pela equipe do programa no ano passado.
Presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e membro da ABL (Academia Brasileira de Letras), Barbosa Lima fala, no programa, de seus mais de 80 anos dedicados ao jornalismo, da história da imprensa brasileira, da ética nos veículos de comunicação e revela que a economia política era seu assunto preferido.
Desde os tempos em que morava em Recife (PE), sua cidade natal, ela já colaborava em diversas publicações. Em 1921, entrou para o "Jornal do Brasil", para o qual escreveu até a véspera de sua morte. Desde 1978, vinha sendo eleito sucessivamente para a presidência da ABI a cada dois anos.

Impeachment
O jornalista, que foi governador de Pernambuco entre 48 e 51 e deputado federal em três ocasiões, comenta no "Nossa Língua" fatos da sua vida política e lembra de sua relação com o ex-presidente Getúlio Vargas.
Barbosa Lima Sobrinho fala ainda do seu nacionalismo e conta por que foi o primeiro cidadão a assinar o pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 92.
Como escritor, ele produziu mais de 50 livros, entre eles "Árvore do Bem e do Mal" (1926), "O Vendedor de Discursos" (1935), "A Língua Portuguesa e a Unidade do Brasil" (1958) e "Japão: o Capital se Faz em Casa" (1973).
No programa, o jornalista fala ainda sobre a importância da língua portuguesa e do papel da ABL, onde ocupou a cadeira de número seis.



Texto Anterior: Porão reúne 120 mil no DF
Próximo Texto: Panorâmica: Robert Patrick substitui David Duchovny
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.