São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"As coisas do Tom são definitivas"

DA REPORTAGEM LOCAL

Leia trechos da entrevista com João Bosco. (JF)

 

Folha - Como será interpretar canções do disco "Elis & Tom"?
João Bosco -
"Elis & Tom" reúne o que há de mais importante em termos de composição na nossa música popular, que é o Tom, e a interpretação da Elis. Significa o encontro de duas pessoas que com certeza são grandes. O disco é maravilhoso, o repertório é irretocável e as leituras são definitivas. Foi gravado em 74, mas hoje, quando você escuta, tem toda as dicas de que é um disco que vai ficar, que você vai ouvir sempre.

Folha - A Ângela diz haver um desafio em cantar Tom. E para você?
Bosco -
Eu tenho uma ligação com o Tom muito grande porque eu comecei em 72 e minha primeira gravação foi com o Tom no disco de bolso de "O Pasquim". Eu gravei "Agnus Sei" de um lado, e do outro ele gravou "Águas de Março". A minha relação com ele virou uma grande amizade. Sempre tive muito próximo do Tom e sempre admirei muito o trabalho dele. As coisas dele são definitivas, não permitem invenções demais. Caso contrário você pode cometer um erro grave.

Folha - Você sente que a obra do Tom influenciou o seu trabalho?
Bosco -
Com certeza, porque o Tom faz aquela ponte, a ligação entre a música popular com uma coisa mais sofisticada, quase formal. Se pegar um disco feito "Urubu", vai ver uma música popular já atravessando a fronteira que vai dar numa mais erudita. Isso é algo muito enriquecedor.

Folha - Qual a memória mais forte que você tem dele?
Bosco -
Teve esse momento do disco de bolso e fiquei muito feliz quando ele fez 60 anos. Eu participei de um prêmio de cultura, e quem ganhou foi o Tom. Passamos o dia todo no bar do hotel, conversando, contando histórias. Foi maravilhoso. É um momento que eu vou levar para sempre.


Texto Anterior: "É a primeira vez que entro nessa de bossa"
Próximo Texto: Beth Carvalho volta a SP após EUA e Europa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.