São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO CANAL

AUDREY FURLANETO - audrey.furlaneto@grupofolha.com.br

Alex Carvalho/TV Globo
AMORE Em cena de "Passione", na próxima segunda, Saulo (Werner Schünemann, à esq.) aprova relação de Lorena (Tammy Di Calafiori) e Agnello (Daniel Oliveira)

SBT troca filmes por novelas e melhora audiência em 50%

"Sabe quanto custa um blockbuster? Tem filme de US$ 2 milhões [R$ 3,5 mi]!", diz o diretor comercial do SBT, Henrique Casciato, para explicar o fim do "Cinema em Casa", sessão vespertina de filmes que a emissora substituiu por reprises de novelas.
A operação financeira surtiu resultado na audiência: se a "sessão da tarde" do SBT rendia em média 4 pontos, as novelas do acervo ("Pérola Negra", de 1998, e "Esmeralda", de 2004) aumentaram em 50% a média vespertina, que, agora, chega a 6 pontos.
Com outros três dias dedicados a filmes (terças, sextas e sábados), além do extinto "Cinema em Casa", a demanda ultrapassava os 200 filmes por ano. "Esse sistema entrou em estado de exaustão", afirma Casciato.
Antes da "exaustão", o SBT chegou a comprar e exibir filmes da série infantil "Harry Potter" -este na faixa de preço dos blockbusters, citada pelo diretor comercial.
As novelas, por outro lado, são muito mais econômicas: por serem parte do próprio acervo da emissora, os produtos saem quase de graça. É preciso, porém, pagar direitos a atores, por exemplo.
Para o diretor comercial, a mudança de conteúdo afeta também o perfil do público da tarde no SBT: as reprises perdem os espectadores mais jovens, mas atraem as donas de casa.

Desfalque Com a audiência de "Ribeirão do Tempo" abaixo dos padrões da emissora (faz 9 pontos de média, contra 13 em tramas anteriores), a Record tem outra questão a driblar até a próxima novela: perdeu recentemente um de seus principais atores, Gabriel Braga Nunes, de volta à Globo.

Entressafra 1 Viciados em séries (e nem tanto em baixá-las na internet) ficam órfãos em breve, com o fim de temporadas e ainda sem data para as novas. Na Sony, por exemplo, "Private Practice", "Drop Dead Diva", "Cougar Town" e "Community" terminam nos próximos dias.

Entressafra 2 No Universal, chegam ao fim agora "Brothers & Sisters" e "The Good Wife", sem previsão do início das sequências. Já "Law & Order" se despede de vez.

Disciplina A cinco meses da estreia, Gilberto Braga e Ricardo Linhares já entregaram à produção 24 capítulos de "Insensato Coração", substituta de "Passione".

Fica a dica Amaury Jr. usou em sua atração na Rede TV! cenas do filme "Um Dia de Fúria" -o mesmo trecho que virou hit na rede durante a Copa, com dublagem imitando Dunga. Ele discutiu a "síndrome do pavio curto". E alternou com imagens de tai chi chuan, "caminho para relaxar".

De Bruno a Brad Nem a Igreja Universal deixou de exibir o caso Bruno em sua programação de TV. O crime integrou debate sobre monogamia no "Fala que Eu te Escuto", na Record, com um pacote eclético de imagens -do goleiro a Ronaldo, passando por Brad Pitt e Catherine Zeta-Jones.


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Golpista se une ao FBI contra crimes do colarinho branco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.