São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A Turma do Boliche
SBT, 14h20.

(Alley Cats Strike). EUA, 2000, 95 min. Direção: Rod Daniel. Com Kyle Schmid. Grupo de adolescentes marginalizado encontra seu dia de glória quando uma competição de boliche os coloca no centro dos acontecimentos. Inédito.

Um Trapaceiro Genial
Globo, 15h45.

(Fast Getaway). EUA, 1991, 86 min. Direção: Spiro Razatos. Com Corey Haim. Adolescente e pai fazem de assaltos uma atividade familiar. Após a prisão do pai, o problema será libertá-lo. Este filme só vai para São Paulo. O restante exibe "Manequim - A Magia do Amor" (1991, de Stewart Raffill, com Kristy Swanson).

Questão de Honra
Record, 21h20.

(A Few Good Men). EUA, 1992, 138 min. Direção: Rob Reiner. Com Tom Cruise, Jack Nicholson, Demi Moore. Cruise, jovem oficial designado para investigar assassinato de soldado em base militar, indispõe-se com o comandante local. Questão de caserna, em produção acima da média, mas sem muito a dizer.

Retrato de um Assassino
Bandeirantes, 22h15.

(Killer). EUA, 1994, 98 min. Direção: Mark Malone. Com Anthony LaPaglia. Assassino profissional e parceiro recebem a missão de assassinar uma mulher. As coisas serão mais difíceis do que eles imaginavam.

Sepultura para a Eternidade
Bandeirantes,1h45.

(Five Million Years to Earth). Inglaterra, 1968, 98 min. Direção: Roy Ward Baker. Com James Donald. A descoberta de um objeto ligado a extraterrestres marca o início deste filme, mais ambicioso do que feliz em seus resultados.

Roboman
SBT, 2h10.

(The Vindicator). Canadá, 1986. Direção: Jean-Claude Loro. Com Teri Austin. Cientista de futuro, vítima do ciúme de colegas, morre. Sua mente é transplantada para um corpo artificial, e com isso nasce um robocop do conhecimento. Ele irá em busca de vingança, e aí não há filme que aguente.

Intercine
Globo, 2h05.

Hoje, exibe-se o eleito entre o suspense "Marcado pelo Passado" (1995, de Lamont Johnson, com Michael Ontkean) e o filme de ação "Acorrentados" (1996, de Luca Bercovici, com Gary Busey).

Laços Diabólicos
Globo, 3h45.

(The Tie that Binds). EUA, 1995, 98 min. Direção: Wesley Strick. Com Daryl Hannah. Anos depois de abandonar os filhos aos cuidados de uma família rica, casal de criminosos volta para recuperá-los e eliminar testemunhas do fato.

DESTAQUES DA TV PAGA

Cuba é museu aos olhos de Wenders

Existe um contraste tocante entre a vivacidade da música e o aspecto de Havana, em "Buena Vista Social Club" (HBO, 21h). Como se Havana não fosse uma cidade barroca, mas um museu do barroco, com suas edificações se desdobrando nos carros antigos.
Cuba é uma ilha, neste documentário de Wim Wenders, cercada de água, mas também bloqueada por todos os lados. Capaz de sair de si mesma apenas por uma manifestação não material, como a música.
Há um outro aspecto, bem eurocêntrico: a associação dos latinos a expressões que proviriam mais do corpo que do intelecto. Ambíguo elogio da latinidade, este: a exuberância visual cubana é européia (espanhola) e passada; a dos EUA, própria e contemporânea. (INÁCIO ARAUJO)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Guerra! Vampiro Brasileiro ataca jugular do Bonitão!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.