UOL


São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Caninos Brancos
SBT, 14h15.
  
(White Fang). EUA, 91, 107 min. Direção: Randal Kleiser. Com Ethan Hawke, Klaus Maria Brandauer. A dura jornada sob a neve, a necessidade de domar a natureza do Alasca e a ajuda que os humanos recebem de cão são o centro de mais essa versão do livro de Jack London.

Volcano: A Fúria
Globo, 15h35.
  
(Volcano). EUA, 97, 104 min. Direção: Mick Jackson. Com Tommy Lee Jones, Anne Heche, Don Cheadle. Cientistas descobrem a iminência de uma erupção vulcânica em nada menos que Los Angeles. Segue filme-catástrofe no padrão, soterrado por efeitos especiais.

Tolerância Zero
Record, 21h.
 
(Zero Tolerance). EUA, 94, 94 min. Direção: Joseph Mehri. Com Robert Patrick, Miles O'Keefe. Após ter a família assassinada por gângsteres, agente do FBI parte para vingança de praxe contra os cinco chefões do cartel das drogas.

Conan - O Destruidor
SBT, 22h30.
  
(Conan the Destroyer). EUA, 84, 101 min. Direção: Richard Fleischer. Com Arnold Schwarzenegger, Grace Jones. A aventura propriamente dita é sonolenta, com Conan tendo de ajudar uma princesa na caça a um tesouro. Mas, de repente, o que se impõe é o brio de Richard Fleischer, e temos direito, então, a belas imagens.

Mário
Cultura, 22h30.
  
Brasil, 96. Direção: Hermano Penna. Com Jairo Mattos, Fernando Bezerra, Vera Zimmermann. Em crise, médico decide largar tudo e partir ao acaso. O acaso o leva à Amazônia, isto é, a um desconhecido que tende a se tornar cada vez mais desconhecido. A conferir.

A Próxima Vítima
Bandeirantes, 1h.
   
Brasil, 83, 92 min. Direção: João Batista de Andrade. Com Antônio Fagundes, Mayara Magri. Repórter de TV (Fagundes) que, enquanto investiga o assassinato de prostitutas no Brás (SP), se apaixona por prostituta (Mayara Magri). Entrementes, rola a campanha eleitoral de 1982. Uma parte e outra não se integram muito bem. Na época, a parte política sobrava um pouco. A parte do mistério policial é que interessava. Talvez o melhor filme de Batista.

Intercine
Globo, 1h45.

Fecha a semana o preferido dos votantes entre "A Mulher do Açougueiro" (91, de Terry Hughes, com Demi Moore, Jeff Daniels) e "Mistério, Sedução e... Morte!" (França, 90, de Shuki Levy, com Lenny von Dohlen, Deborah Shelton).

Maratona da Morte
Globo, 3h30.
   
(Marathon Man). EUA, 76, 125 min. Direção: John Schlesinger. Com Dustin Hoffman, Laurence Olivier, Roy Scheider. Em busca de seu tesouro (obtido durante a guerra), criminoso nazista move mundos e fundos à procura das informações necessárias. Hoffman e seu irmão Roy sofrerão em suas mãos. A história é bem mais complicada, claro, mas o importante é que resulta num belo "thriller". (IA)

Coração aberto, bolso fechado

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Domingos de Oliveira é um homem sincero. Desde "Todas as Mulheres do Mundo", mostra-se disposto a abrir o coração ao falar de si mesmo e de sua vida.
Como a sinceridade não é tudo, "Amores" (Canal Brasil, 16h30) acaba por se ressentir de um artesanato mínimo. Oliveira sacrifica tudo ao orçamento baixo, de modo que no final a técnica cobra seu preço. Afinal, filmar um filme não é mera formalidade, e controlar o espaço é preciso.
Assim, "Amores" cai no extremo oposto da corrente formalista existente hoje no Brasil, para quem dominar a técnica é o gesto essencial do filme, a ser obtido a qualquer custo. Se a técnica pela técnica não leva a nada, o seu oposto também é problemático. No caso de "Amores", a simpatia do filme é diretamente proporcional à sua ineficácia.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Muy amigo! Zé Dirceu ganha um Enrolex falso!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.