São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Minnelli filma ascensão e queda no cinema

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Quem quiser saber um pouco sobre como funciona o cinema, esqueça, por favor, esses "making of" ridículos que passam nos canais especializados, esqueça essas entrevistas em que os atores se divertem como nunca encenando um texto magnífico na companhia de um diretor tão genial como agradável. E a gente fica vendo e perguntando como é que, com tudo isso, o filme deu na bobagem que deu.
Em vez disso, vale a pena ver e rever "Assim Estava Escrito" (Turner Classic Movies, 20h), em que Vincente Minnelli passa os olhos sobre a ascensão de um produtor (hoje em queda livre). O que o terá levado ao triunfo imediato e ao fracasso subseqüente? Quantos punhais cravou nas costas de amigos para chegar lá?
Será esse homem odiável? É em torno disso que se desenvolve o filme, e é contrariando o princípio da clássica partição entre bem e mal que Minnelli trabalha. Fala, por certo, e com intimidade, da indústria do cinema. Mas o que nos diz vale para qualquer outra indústria.


Texto Anterior: Artes plásticas: Especial esmiuça telas de Da Vinci e Rafael
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.