São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artes plásticas

Especial esmiuça telas de Da Vinci e Rafael

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As rochas estão para a terra como os ossos estão para os tecidos do corpo. A comparação é de Leonardo Da Vinci (1452-1519), que encontrou na natureza a estrutura para suas composições. As técnicas do gênio renascentista seriam depois copiadas pelo pintor Rafael.
Exibidos em seqüência amanhã pelo SescTV, os documentários "Leonardo Da Vinci" e "Raphaël" esmiuçam uma única tela de cada artista para detalhar técnicas e composição. Descartando detalhes biográficos, prevalece o olhar técnico sobre "A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana", que Da Vinci levou dez anos para pintar, e o retrato do escritor Baltasar Castiglione, de Rafael.
A partir de imagens ultravioleta e da separação das camadas de cor, o documentário revela a estrutura formal e cromática da obra de Da Vinci e termina com considerações de Freud, que encontrou na tela indícios da relação do pintor com a mãe.
O quadro de Rafael serve de exemplo para explicar a harmonia entre o espectador e o homem retratado: a posição do pintor acentua a perspectiva, e pontos brancos na íris dos olhos dão a sensação de ser observado pela tela.
Os programas fazem um apanhado geral da técnica de dois gênios da Renascença. Não fosse a trilha incidental de gosto duvidoso, valeriam como páginas em movimento da história da arte. (SILAS MARTÍ)

PALETTES
Quando:
amanhã, às 22h
Onde: SescTV


Texto Anterior: Acervo de Glauber ganha sala climatizada
Próximo Texto: Crítica: Minnelli filma ascensão e queda no cinema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.