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Artes plásticas
Especial esmiuça telas de Da Vinci e Rafael
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
As rochas estão para a terra
como os ossos estão para os tecidos do corpo. A comparação é
de Leonardo Da Vinci (1452-1519), que encontrou na natureza a estrutura para suas composições. As técnicas do gênio
renascentista seriam depois
copiadas pelo pintor Rafael.
Exibidos em seqüência amanhã pelo SescTV, os documentários "Leonardo Da Vinci" e
"Raphaël" esmiuçam uma única tela de cada artista para detalhar técnicas e composição.
Descartando detalhes biográficos, prevalece o olhar técnico sobre "A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana", que Da
Vinci levou dez anos para pintar, e o retrato do escritor Baltasar Castiglione, de Rafael.
A partir de imagens ultravioleta e da separação das camadas
de cor, o documentário revela a
estrutura formal e cromática
da obra de Da Vinci e termina
com considerações de Freud,
que encontrou na tela indícios
da relação do pintor com a mãe.
O quadro de Rafael serve de
exemplo para explicar a harmonia entre o espectador e o
homem retratado: a posição do
pintor acentua a perspectiva, e
pontos brancos na íris dos
olhos dão a sensação de ser observado pela tela.
Os programas fazem um apanhado geral da técnica de dois
gênios da Renascença. Não fosse a trilha incidental de gosto
duvidoso, valeriam como páginas em movimento da história
da arte.
(SILAS MARTÍ)
PALETTES
Quando: amanhã, às 22h
Onde: SescTV
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