São Paulo, sábado, 22 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A CRÔNICA "ESQUECIDA"
Nova Aguilar quer publicar o texto machadiano em 99

da Redação

A crônica de Machado de Assis encontrada pela professora Daniela Mantarro Callipo deixará de ser inédita em livro no primeiro semestre do ano que vem. Publicar o texto é o que pretende Sebastião Lacerda, diretor da Nova Aguilar, que edita a "Obra Completa" do escritor carioca.
"Em geral, nós fazemos uma nova impressão a cada dois anos. Nossa idéia inicial é incluir essa crônica na próxima tiragem, no começo de 1999", afirma Lacerda.
A "Obra Completa" de Machado de Assis foi editada inicialmente pela Nova Aguilar em 1959, época em que a editora chamava-se apenas Aguilar. São três volumes, com mais de mil páginas cada, organizados por Afrânio Coutinho.
O texto machadiano deve ser inserido em um apêndice, no final da obra, acrescido de uma explicação do contexto em que foi encontrado, concedendo o crédito da descoberta à professora de língua e literatura francesa da Unesp.
"Ela merece todo o mérito por ter encontrado o texto. Esse tipo de trabalho, de pesquisa aprofundada, para teses de mestrado e doutorado, só engrandece a obra do autor, porque o estudioso vai além daquilo que já existe e, algumas vezes, traz à tona algo novo", diz o diretor da Nova Aguilar.
No caso específico de Machado, que teve um produção intensa em crônica, conto, romance e teatro, os frutos de um trabalho como esse podem surpreender, acredita Lacerda. "É por esse motivo que é tão difícil compilar uma obra realmente completa de Machado de Assis", diz.

Interesse acadêmico
O projeto de incluir a crônica de 1º de janeiro de 1885 na edição da Nova Aguilar está de acordo com a própria expectativa de Daniela Mantarro Callipo em relação ao futuro do texto.
"Meu interesse por essa crônica é puramente acadêmico. Gostaria que as pessoas tivessem acesso a esse texto, que ele fosse integrado a algum livro dele. Uma, porque é um bom texto de Machado; outra, porque essa crônica acrescenta um pouco mais à própria obra dele", diz a professora.
Daniela conta que, a partir de setembro, pretende iniciar os preparativos para sua dissertação de doutorado. "Minha idéia é aprofundar o estudo da presença da literatura francesa na obra de Machado." (LEONARDO CRUZ)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.