São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Tradicional mapeamento começa em outubro no MAM-SP

Panorama retoma arte territorial

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A 29ª edição do Panorama da Arte Brasileira retoma a idéia de uma arte territorial e, ao contrário da anterior assinada pelo cubano Gerardo Mosquera em 2003, exibe um recorte que tenta mapear o Brasil geograficamente com grande amplitude.
A exposição, uma das mais tradicionais no circuito artístico contemporâneo do país, abre em 29 de outubro no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo.
"A idéia é discutir o padrão usado como arte nacional, a partir de modelos acadêmicos", afirma o curador da mostra, Felipe Chaimovich.
Ele, então, traçou oito eixos temáticos que remetem a gêneros clássicos de arte e, a partir deles, buscou artistas brasileiros que dessem roupagem contemporânea a eles. Assim, a paisagem, o retrato, a natureza-morta, o costume, a alegoria, a história, a religiosidade e o emblema ganham leituras de nomes de variados pontos do país.
"Fiquei impressionado como a arte contemporânea está realmente descentralizada no país, com artistas de produção consistente espalhados em muitas cidades", diz o curador.
Muitos dos artistas são praticamente desconhecidos no eixo Rio-São Paulo. "O grupo Empreza, de Goiânia, por exemplo, se apresentou em eventos restritos em São Paulo, mas já teve suas performances apresentadas em Paris e Nova York."
Chaimovich, 37, também professor universitário e crítico da Folha, escolheu 50 artistas, que vêm de 14 cidades.
Entre eles, há nomes mais conhecidos -Eder Santos, Nuno Ramos, José Bechara, Paulo Brusky, Daniel Senise, Gilvan Samico, Rodrigo Andrade- e apostas, como o Empreza, Fabiano Gonper (PB), Walda Marques (PA) e Paulagabriela (RJ).


Texto Anterior: Polêmica/Rodeio: Zezé desafia Rita Lee a provar maus-tratos
Próximo Texto: Cinema: "Ônibus 174" ganha Prêmio Emmy em NY
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.