São Paulo, terça-feira, 22 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina é destaque em Porto Alegre

DO ENVIADO A PORTO ALEGRE

Embaixador do teatro latino-americano no circuito dos grandes festivais brasileiros, o Porto Alegre em Cena parece ter um olhar especialmente agudo para peças argentinas.
Pelo segundo ano consecutivo, foram elas o destaque da ala estrangeira do festival. Desta vez, é preciso dizer, dividindo o título com a representação francesa, que teve Patrice Chéreau em dose dupla ("Le Grand Inquisiteur" e "La Douleur") e Isabelle Huppert (estrela de "Quartett", apresentado nesta quarta e quinta, em "apêndice" da programação, já encerrada).
A cena portenha foi à capital gaúcha com a comédia tresloucada "La Madre Impalpable" (a mãe impalpável), crônica da jornada de uma mulher pelas várias salas e pelos ambientes da escola onde seu filho é chamado de balofo e preterido nas peladas. Da tensão da reunião de pais ao encontro com o professor de ginástica que descamba para o flerte descarado, a atriz Jorgelina Aruzzi, sozinha em cena, alterna com segurança naturalismo e um registro quase expressionista.
Outra atriz, Luciana Mastromauro, monopoliza olhares em "Luisa se Estrella contra Su Casa" (Luisa se atira contra sua casa). Na peça, uma recém-viúva faz seu luto trancafiada em casa, onde conversa com um alvejante, busca agradar o fantasma do companheiro e implica com a melodia repetitiva que o vizinho tira de sua guitarra. Sem autopiedade, o espetáculo faz um retrato belo e sereno da solidão e das estratégias que cada um cria para contorná-la.
"Tercer Cuerpo", que antes passou por São Paulo e São José do Rio Preto, completou a delegação argentina. A protagonista aqui também é a solidão, mas seu lar agora é um escritório cuja sobrevida é ameaçada pela era digital. Tão largados quanto a papelada que se vê ali estão os personagens. (LN)


Texto Anterior: Cai o pano
Próximo Texto: Só uma minoria é feliz no trabalho, descobre filósofo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.