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Nas lojas
Musical
Chicago
ROB MARSHALL
Distribuidora: Imagem; Quanto: 39,90
O vencedor do Oscar de melhor filme em
2002 já havia sido lançado em versão
simples. Esta edição em DVD duplo traz
um documentário sobre a montagem
original da Broadway, em 1975, reconstituindo como o diretor e coreógrafo Bob
Fosse (1927-1987) criou o bem-sucedido "vaudeville musical" de humor negro
sobre a ingênua Roxie Hart (Renée Zellweger), a estrela Velma Kelly
(Catherine Zeta-Jones) e o advogado Billy Flynn (Richard Gere). Os extras falam do processo que levou à adaptação para cinema, mostram
ensaios, bastidores de filmagens, gravação de canções e revelam uma
preciosidade arqueológica: a quase clandestina substituição de Gwen
Verdon por Liza Minnelli, durante um mês e meio, na montagem da
Broadway, formando dupla antológica com Chita Rivera.
(SÉRGIO RIZZO)
Drama policial
Achados e Perdidos
JOSÉ JOFFILY
Distribuidora: Imagem; Quanto: disponível apenas para locação
O diretor José Joffily e o roteirista Paulo Halm fizeram do romance homônimo
do psicanalista Luiz Alfredo Garcia-Roza um melancólico policial noir, sustentado mais na atmosfera e nos personagens do que propriamente no enredo.
Um policial aposentado (Antonio Fagundes) vê-se às voltas simultaneamente com dois traumas: a morte
violenta de uma prostituta veterana (Zezé Polessa), com quem vivia
um romance, e o reaparecimento em sua vida de um antigo parceiro de
matanças (Genézio de Barros), hoje transformado em deputado corrupto. A alternância dos tempos narrativos, as boas atuações e a captação convincente do ambiente noturno de Copacabana garantem o interesse.
(JOSÉ GERALDO COUTO)
Documentário
O Homem Urso
WERNER HERZOG
Distribuidora: Califórnia; Quanto: só para locação
Difícil acreditar que Werner Herzog pudesse encontrar um personagem mais
interessante para um documentário do
que o explosivo e enigmático ator Klaus
Kinski (1926-91), que motivou "Meu
Melhor Inimigo" (1999). Pois Timothy
Treadwell revelou-se esse protagonista. Homem que deixava a civilização para viver com os ursos do Alasca nos meses do verão, Treadwell foi morto e devorado por um dos animais que amava, e sua morte abriu caminho para Herzog encontrar parentes e amigos dele e pesquisar os vídeos que o explorador fazia em suas viagens. O uso desses vídeos por
Herzog revela um homem-urso de muitas faces: ecologista e cineasta,
afável e paranóico, e muito, muito egocêntrico. Klaus Kinski e Timothy
Treadwell poderiam ter sido bons amigos.
(LEONARDO CRUZ)
Drama
Johnny & June
James Mangold
Distribuidora: Fox; Quanto: R$ 40, em média
Por mais benevolentes que se apresentem, as cinebiografias costumam ter
pelo menos uma importância que não dá
para ignorar: estimulam o olhar para artistas subvalorizados. É o caso deste
"Johnny & June", que narra a trajetória
de Johnny Cash de sua infância até o casamento com June Carter, em 1968, e
fez crescer no Brasil a discografia do cantor, até então quase inexistente por aqui. Cash era um outsider na música popular norte-americana -com suas canções de protesto e voz grave, fez shows históricos
em prisões e não se curvou à indústria. O filme captura parte desse espírito, pena que sua formatação esquemática e a caretice do roteiro
vão contra a biografia de Cash. Os extras incluem entrevistas e cenas
exluídas.
(THIAGO NEY)
Drama
Lianna
JOHN SAYLES
Distribuidora: Aurora; Quanto: R$ 29,90
A personagem-título é uma jovem dona-de-casa que abandona a família para
viver um caso com uma mulher mais velha. O filme começa beirando o psicodrama e termina lembrando uma versão
moderna de "Tudo o que o Céu Permite",
de Douglas Sirk. Não é uma obra especialmente brilhante de John Sayles,
mas retrata um momento curioso da cultura americana. O lesbianismo
já não era heróico como na fase feminista dos anos 70, nem politicamente correto como nos anos 90. O próprio cinema independente americano não tinha mais o elã libertário dos 70, mas ainda não se restringira ao cinema indie dos 90. Enfim, uma fase de transição em que os
americanos buscavam novas categorias.
(TIAGO MATA MACHADO)
Comédia
Sra. Henderson Apresenta
STEPHEN FREARS
Distribuidora: Buena Vista; Quanto: só para locação
Qualquer filme que traga Judi Dench e
Bob Hoskins merece, no mínimo, atenção. De fato, a dupla é que carrega nas
costas esse 16º longa do irregular Stephen Frears. Dench vive uma viúva rica
que compra um teatro no West End londrino. Sem experiência, contrata um
profissional, Hoskins. Mas é ela quem
apresenta uma idéia para superar a crise de público, inaugurando a nudez nos palcos londrinos. A aparente falta de propósito de Frears, que
parece não saber bem onde quer chegar, é parcialmente compensada
pelo talento de dois atores com amplo domínio de cena, que de certa
forma transformam a tela em um palco. O DVD traz um interessante
documentário sobre as garotas do teatro Windmill.
(PEDRO BUTCHER)
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