São Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Programa busca as origens de Hitler

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Que família tinha um dos maiores monstros do século 20, o ditador Adolf Hitler (1889-1945)? O documentário "Hitler: um Retrato de Família" mostra que um dos maiores carniceiros do século passado teve uma boa influência familiar para virar genocida.
Claro, não há explicações simples e rápidas para mostrar como um sujeito cuja família os americanos hoje chamariam "disfuncional", ou cuja experiência na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi traumatizante, esteve na origem da pior guerra da história humana.
O pai do ditador, Alois Hitler, (1837-1903), era um funcionário da alfândega austríaca que gostava de mulheres bem mais novas -a sua terceira e mãe do ditador era uma prima, Klara Pölzl, (1860-1907).
Adolf também teve uma relação mal-explicada com uma sobrinha bem mais nova, que se matou. O ditador ignorou ao máximo seus irmãos e meio-irmãos. E se casou apenas pouco antes de se suicidar com sua amante, Eva Braun, com quem não teve filhos.
O documentário revela fatos pouco conhecidos. Que um meio-irmão de Hitler, com o mesmo nome do pai, Alois, teve um filho com uma britânica de origem irlandesa. O meio-sobrinho William Patrick Hitler tornou-se fuzileiro naval americano e teve descendentes americanos, ainda vivos.


HITLER: UM RETRATO DE FAMÍLIA
Quando:
hoje, às 23h
Onde: The History Channel


Texto Anterior: Lanterninha
Próximo Texto: Crítica: Não há "Terra em Transe" sem Paulo Autran
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.