São Paulo, Segunda-feira, 22 de Novembro de 1999
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POLÍTICA CULTURAL
MinC quer selo contra pirataria

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

O Ministério da Cultura estuda a criação de um selo da Casa da Moeda que impeça a pirataria de produtos culturais.
O anúncio foi feito em Salvador (BA) pelo ministro Francisco Weffort, durante a abertura de um seminário com a participação de representantes dos países da América Latina e do Caribe.
Segundo levantamento realizado pela gravadora Nikita Music, a pirataria em CDs provoca uma queda de 30% dos negócios do setor. "Pelo menos 40 milhões de CDs piratas circulam livremente no mercado brasileiro", disse Weffort.
"Com o selo, o consumidor terá a certeza de que está comprando um produto original, e o governo vai aumentar a arrecadação de impostos", afirmou.
A predominância dos filmes produzidos nos Estados Unidos nos cinemas brasileiros também foi discutida. Segundo o MinC, 90% dos filmes exibidos nos cinemas brasileiros são produzidos nos EUA. Para os ministros que participaram do seminário, a execução de uma política de integração regional entre os países latino-americanos e do Caribe pode reduzir a influência dos Estados Unidos no mercado cultural.
"Temos de encontrar mecanismos que garantam o intercâmbio cultural e a livre circulação de artistas, equipamentos e instrumentos musicais, entre outros", disse Weffort.


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