São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL DE CINEMA

Evento "charmoso" apresenta dez produções inéditas

México é homenageado em Búzios

DA REPORTAGEM LOCAL

Com dez filmes ainda inéditos nos cinemas, começa hoje e vai até domingo o 8º Visa Búzios Cine Festival, considerado pelos organizadores o "mais charmoso" festival de cinema do país.
"É uma "croisette" melhorada", diz a diretora do festival, Vilma Lustosa, comparando a orla de Búzios à famosa avenida beira-mar que virou postal do Festival de Cannes. "Tem natureza selvagem, mar, montanha e uma água cristalina, bem diferente de lá."
Ao contrário do festival francês, porém, o de Búzios é pequeno e sem caráter competitivo, com poucos filmes além dos inéditos que estarão no Gran Cine Bardot.
As presenças internacionais também são poucas, embora interessantes: este ano o festival homenageia o México, com quatro filmes produzidos no país. "E a Sua Mãe Também", de Alfonso Cuarón, prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza deste ano, será exibido na abertura.
Além dos mexicanos, se destacam títulos como "A Professora de Piano", de Michael Haneke, co-produção austríaco-francesa que deu o prêmio de melhor atriz em Cannes 2001 a Isabelle Hupert, ou a animação "Walking Life" (EUA), de Richard Linklater.
Nenhum dos diretores dos filmes inéditos virá. Em compensação, poderão ser vistos na nossa "croisette" o australiano Stephan Elliott, de "Priscilla, a Rainha do Deserto" (1994), e o argentino Marcelo Piñeyro, de "Plata Quemada". Entre os brasileiros, estará Roberto Santucci, de "Bellini e a Esfinge", que também tem pré-estréia em Búzios.
Há ainda sessões ao ar livre a partir de amanhã, com exibição de filmes nacionais e da cópia restaurada de "Branca de Neve e os Sete Anões". (CYNARA MENEZES)



Texto Anterior: "Quando as Máquinas Param": Espetáculo traz ao palco realidade insuperada
Próximo Texto: Panorâmica - Espiritualidade: Rabino é convidado do Café Filosófico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.