São Paulo, sábado, 22 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Eduardo Lima/Folha Imagem
Eleita Miss Brasil em 1986, Deise Nunes é ainda hoje a única negra a conquistar esse título

DEISE NUNES

"Está na hora de outra miss negra"

Em 1984, Deise Nunes, hoje com 40 anos, era uma das concorrentes do concurso Rainha das Piscinas, realizado em Porto Alegre e, na época, uma das mais importantes vitrines do país para garotas que ambicionavam alcançar o cobiçado título de Miss Brasil. Deise venceu a competição naquele ano.
Mas a coroação não foi tranqüila. Os familiares das outras candidatas reclamaram, e foram necessárias três votações para confirmar a vitória. O motivo: parte dos envolvidos se recusava a aceitar que um dos concursos mais representativos do Rio Grande do Sul, conhecido por suas beldades loiras, graças à imigração européia, sobretudo alemã, elegesse uma negra.

 

"No dia, percebi alguns comentários maldosos, mas só fui saber dos detalhes depois. Foi uma passagem lamentável", conta Deise, que dois anos depois foi coroada a primeira -e, até hoje, única - miss Brasil negra. Ficou entre as finalistas do Miss Universo. Terminou em sexto lugar. "As outras concorrentes estranhavam. Geralmente, as negras do concurso vinham só da África. Hoje isso já mudou um pouco", comenta.
 

Apesar do contato inicial com o preconceito, que quase a fez desistir da carreira de modelo, Deise decidiu continuar.
Os conselhos de sua mãe foram decisivos. "Ela me mostrou que o racismo existia, mas que eu não poderia aceitá-lo calada", diz. "Muitos negros se resignaram, aceitaram a vitimização.
Eu não me conformo com isso. É tudo difícil, mas é preciso insistir e insistir mais, até o fim."
 

Deise, que atualmente vive com o marido e os dois filhos em Porto Alegre, fez trabalhos como modelo, apresentou programas de TV e, até hoje, é convidada a participar de júris e a dar palestras às novas misses.
E vê sinais de mudança. "Os negros deixaram de ganhar só os papéis de pobres e de marginais nas novelas e nos filmes. O novo presidente dos EUA é negro. Algo está mudando de fato." Passados 22 anos de sua coroação máxima, Deise afirma que "já está na hora de aparecer outra miss Brasil negra.
Espero que ela possa chegar mais longe do que eu." (VIVIAN WHITEMAN)

Sóbrio
Ainda faltam quase dois meses para Elton John desembarcar no Brasil, onde fará shows em SP e no Rio. Mas as exigências já começam a chegar: o cantor pediu que sejam colocadas no camarim cinco garrafas grandes de água San Pellegrino, oito garrafas pequenas de água Evian sem gás, quatro latas do refrigerante 7UP e seis de Coca-Cola Light. Ele não quer saber de álcool durante sua passagem pelo país. A restrição chega até a sala de estar, onde ele receberá seus convidados com cerveja Haake Becks não alcoólica.

TULIPA
Já Marcelo Camelo, atração do festival El Mapa de Todos, em Brasília, na quinta, abre sua lista de pedidos com oito dúzias de cerveja e seis garrafas de vinho argentino.

TRIBUNA
O delegado Protógenes Queiroz vai ao Senado na próxima quarta para um "desagravo" que está sendo preparado por parlamentares liderados pelo PSOL. Ele já foi informado de que a manifestação já conta com adesão de senadores e deputados do PMDB, do PDT, do PSB -e até do PT.

EU VOLTEI...
E Protógenes volta ao batente na próxima segunda, 24. Ele se reapresentará à direção da Polícia Federal depois de ter se afastado para um curso.

PUPILA
O presidente do STF, Gilmar Mendes, reencontrou ex-aluna que agora é célebre: a presidente do Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe, Maria Alice Rodrigues, que participou ontem como observadora do 6º Encontro das Cortes Supremas do Mercosul, em Brasília.

DENÚNCIA REAL
A Childhood Brasil aproveitará a presença de sua presidente de honra, a rainha Silvia, da Suécia, no Rio, na próxima semana, para anunciar a produção da série "Que Exploração é Essa?", em parceria com o Canal Futura. A idéia é mostrar as formas atuais de exploração infanto-juvenil e as iniciativas bem sucedidas que combatem esse problema no país e no mundo.

BEM-CASADO
Muito em breve as lembrancinhas dos casamentos de Athina Onassis -um pingente de cristal em formato de coração- e Luciana Gimenez -um abacaxi de cristal com coroa de prata- poderão ser adquiridas por quem não foi convidado para as cerimônias. As peças, desenvolvidas com exclusividade por Bibiana Paranhos, farão parte da primeira linha de presentes que a joalheira lança na Daslu no fim do mês.

DEDINHOS NO MOUSE
A apresentadora Eliana, que faz 35 anos hoje, lança em dezembro seu site reformulado. A página, antes voltada para o público infantil, será para mulheres, com áreas de moda, beleza, viagens e ensaios fotográficos -o primeiro, de André Schiliró.

LIMA SEM CORTES
A TV Cultura exibe na quarta uma edição especial do programa "Móbile" com Lima Duarte. A entrevista do ator será exibida sem edição, com 45 minutos de duração.

CURTO-CIRCUITO
COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA, com dois textos de Cláudia Vasconcellos, o Ciclo de Leituras Dramáticas no Espaço dos Satyros 1. Classificação: 12 anos.
ACONTECE nesta segunda, na Fnac da avenida Paulista, o lançamento do livro "TV Digital no Brasil - Tecnologia Versus Política" (Senac), do jornalista Renato Cruz.
ALEXANDRA MARNIER LAPOSTOLLE, dona da vinícola chilena Casa Lapostolle, comanda jantar e degustação no restaurante Parigi, na segunda, às 20h30. Vagas limitadas.
A CANTORA norte-americana Chaka Khan e o saxofonista Branford Marsalis fazem amanhã um show gratuito no parque da Independência, no Ipiranga.
O MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA promove amanhã, a partir das 10h, uma série de atividades culturais grátis para crianças, adultos e terceira idade, como oficinas e shows.
O INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA) será homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado, nesta segunda-feira.

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Hoje é dia de Capitu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.