São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
ASSÉDIO O ator Murilo Benício dá autógrafos a fãs durante gravações de "América" em Barretos (SP); a cúpula da Globo está tratando a produção, que estréia em março, como uma "supernovela"

Sobreviventes narram ‘Carandiru’ na TV

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo dará tratamento de "minissérie de meio de ano" ao seriado "Carandiru", inspirado no filme homônimo e no livro "Estação Carandiru", de Drauzio Varella. A série, com dez episódios de 25 minutos cada um, estréia em julho ou agosto. Entrará às sextas e será precedida pela exibição do longa em "Tela Quente".
Segundo Hector Babenco, que dirigiu o filme e dirigirá a série, a versão televisiva de "Carandiru" terá personagens que não aparecem mortos no final do longa, que retrata o massacre ocorrido no presídio em outubro de 1992, quando morreram 111 presos.
Cada episódio, segundo o cineasta, retratará um personagem. Ele afirma que o massacre não será abordado nem será ponto de partida para a narrativa, atemporal e fictícia. Assim, personagens pouco explorados pelo filme terão suas vidas pregressas mostradas.
"A base é a idiossincrasia de cada personagem", afirma Babenco, que faz mistério sobre quais deles entrarão no seriado. Confirma apenas Majestade (Aílton Graça) e Seu Chico (Milton Gonçalves). "A gente vai mostrar por que Seu Chico não fala com ninguém."
Três histórias serão de personagens que não aparecem no filme. A equipe é praticamente a mesma, inclusive o elenco. Mas estão fora da série Rodrigo Santoro (Lady Di) e Gero Camilo (Sem Chance): "Não tinha mais história para eles", diz Babenco. As filmagens começam em 22 de janeiro.

OUTRO CANAL

Alternativa Mesmo sem Botafogo-RJ e Atlético-MG, que escaparam do rebaixamento, a Globo estuda transmitir em 2005 a Série B do Campeonato Brasileiro, que terá o Grêmio. As exibições serão aos sábados e devem ficar restritas às regiões de maior torcida dos clubes, como Porto Alegre, Campinas (Guarani), Bahia (Vitória e Bahia) e Pernambuco (Náutico e Sport).

Enlouqueceu A novela das sete da Globo, "Começar de Novo", marcava 1,5 ponto no Ibope por volta das 19h30 de anteontem. Não, a produção não está dando quase traço. Houve uma falha no sistema de transmissão de dados em tempo real do Ibope para as TVs.

Em breve O SBT apenas adiou a exibição de "O Senhor dos Anéis -A Sociedade do Anel", que poderia ter feito neste final de ano. A emissora já pediu a classificação indicativa do filme. Queria que fosse livre, mas o Ministério da Justiça só o liberou para as 20h. Diz que a obra, quase infantil, é violenta, por conter assassinato.

Multimídia O ator Thiago Lacerda, que mostra hoje na Globo seu lado cômico no especial "Quem Vai Ficar com Mário?", também está atacando de compositor. Com o cantor Zé Ricardo, ele assina a autoria de "O Amor Anoitece", tema do programa.

Tarde "A Usurpadora" será a substituta no SBT, a partir do dia 3, de "Maria do Bairro", que vem batendo "Deus nos Acuda", da Globo.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Socorro! ONU lança o Pum Zero!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.