São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comentário

Grandes nomes investiram em "greatest hits"

DA REPORTAGEM LOCAL

Até há pouco tempo, as coletâneas podiam ser divididas em dois tipos: aquelas que juntam vários artistas num mesmo CD; e as que reúnem os sucessos de um único artista. Outra espécie de compilação vem ganhando as lojas: as que levam o nome de empresas, embalado por um "conceito".
Nesse caso, há os exemplos do pop-chique nos álbuns da Daslu, nas "Leves e Turbinadas", lançamento do Skol Beats, e na eletrônica do restaurante Chakras, que é mixado pelo respeitado alemão Toni Rios e tem, entre suas faixas, produções de Matthew Jonson e Isolée.
A eletrônica é um terreno já bastante explorado pelas compilações. Tanto em discos de remixes como nos (intermináveis) lançamentos com a temática chill-out.
Este 2006 viu artistas grandes apostarem em "greatest hits". O U2 remexeu mais uma vez seu passado com "18 Singles". O Oasis, para encerrar o contrato com a Sony BMG, relembra a glória do britpop com "Stop the Clocks". E muitas das canções de "Play", feito por Moby em 1999, poderão ser ouvidas novamente em "Go -°The Very Best of...".
Entre os nacionais, destaca-se "Perfil", que reúne as principais músicas dos Los Hermanos. É relevante, pelo menos, para ver como boas canções como "Cara Estranho" se perdem no meio de tentativas de emular a melancolia dos antigos sambas.
A idéia de reunir "de tudo um pouco" está no "Rock Festival 2006", que inspira-se nas coletâneas de rock indie que invadem as lojas britânicas há tempos. Aí, vale juntar Gnarls Barkley, Simple Plan, Radiohead...
As coletâneas, de certa maneira, espelham o mundo pós-MP3 e pós-iPod, em que, mais do que ouvir canções descartáveis esparramadas por um disco, o consumidor pega apenas as que gosta. (TN)


Texto Anterior: Gravadoras apostam em coletâneas
Próximo Texto: Reedições são baratas, têm resultado e vão continuar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.