São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

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Reedições são baratas, têm resultado e vão continuar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Já virou uma tradição do mercado fonográfico brasileiro. Entre artistas que ganham muito para vender pouco e projetos especiais caça-níqueis que já não funcionam mais tão bem como antigamente, as gravadoras acharam novo nicho: os relançamentos. O custo é quase zero, basta pegar o original, remasterizar, reembalar, manter a capa original e colocar de volta nas lojas. As tiragens são sempre pequenas, mas com vendagem rápida e garantida.
Depois de grandes séries em anos anteriores como "Columbia Raridades", da Sony (hoje Sony BMG), "RCA 100 Anos de Música", da BMG (hoje Sony BMG), "Warner Arquivos", da Warner, e "Odeon 100 Anos", da EMI, 2006 foi o ano da Som Livre abrir o seu baú.
Com as séries "Som Livre Masters" (25 discos), "Som Livre Masters 2" (19), "RGE Clássicos" (15) e "Som Livre Masters Trilhas" (26), a gravadora recuperou do seu valioso limbo importantes discos de artistas como Zimbo Trio, Tim Maia, Novos Baianos, Tom Zé, Trio Mocotó, Som 3, entre muitos outros, além de trilhas históricas de novelas como "O Bofe" (de Roberto & Erasmo Carlos) e "O Semideus" (Baden Powell e Paulo César Pinheiro).
A Som Livre colocou ainda no mercado caprichado box com os três ótimos primeiros discos de Chico Buarque -fora de catálogo há anos- e os dois raros primeiros de Elis Regina.
Já a Universal revisitou seu catálogo para recolocar nas lojas boa parte das discografias de artistas seus, como Mutantes (sete discos), Maria Bethânia (22) e Chico Buarque (17). A gravadora prepara caixa dedicada à obra de Caetano Veloso, dividida por décadas -inspirado em projeto da Sony BMG com a obra de Roberto Carlos.
Não com menor importância, Trama e Biscoito Fino realizaram trabalho mais artesanal em relançamentos de DVDs ("Ensaio", de Nara Leão) e CDs ("Tim Maia Racional").
Finalmente as gravadoras começam a entender a importância de suas próprias histórias e de seu acervo. Que continuem abrindo seus baús, que a fonte está longe de secar. (RE)


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