São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA BLUES

Buddy Guy, aos 74, mantém sua música em alta voltagem

FABRICIO VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Buddy Guy já chegou aos 74 anos de idade. Mas demonstra que ainda está distante da aposentadoria. Sendo um dos blueseiros veteranos mais importantes ainda em atividade, acaba de apresentar um novo trabalho.
O álbum, "Living Proof", se revela como uma viagem autobiográfica, com as letras destacando pontos relevantes da vida do guitarrista e sua história com o blues. Seu subtítulo, "74 Years Young", resume o espírito do recado que o músico deseja passar.
Guy não diminuiu a voltagem com o avançar da idade. Seus "74 anos de juventude" não soam como mero discurso: basta ouvi-lo em ação.
As contagiantes "Too Soon" e "On the Road" mostram bem o quanto o blueseiro ainda está afiado.
Tendo em dilatados solos de guitarra seus pontos vitais, "Living Proof" é seu melhor trabalho desde "Sweet Tea", de 2001.
Já a participação de convidados famosos acaba apenas por dar um toque diferenciado a algumas passagens.
Tanto "Stay Around a Little Longer", com B.B. King, quanto "Where the Blues Begins", com Carlos Santana, não estão entre as melhores opções do álbum.
O interessante das duas faixas é ver como Guy lida com esses ilustres parceiros.
Deixando com que ambas as canções desenvolvam-se mais ao sabor e ao ritmo de King e Santana, o músico demonstra o quanto é cortês, sem afetação.
Quem assume papel fundamental é o baterista Tom Hambridge. Discreto com as baquetas, Hambridge assina a produção, além de ser coautor de várias faixas.
Para fechar o disco, foi reservada a composição mais intensa, "Skanky". Com seus solos intermináveis e flamejantes, "Skanky" soa muito mais "rocker" que "bluesy" e funciona como o arremate ideal, apontando para a vibração que ainda emana dos dedos de Guy.

LIVING PROOF

ARTISTA Buddy Guy
GRAVADORA Sony Music
QUANTO R$ 24,50 em média
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: DVD
Próximo Texto: Crítica/Música Erudita: Ópera de Wagner cativa pelo visual
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.