São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA MÚSICA ERUDITA

Ópera de Wagner cativa pelo visual

DVD de "O Anel do Nibelungo" mostra versão deslumbrante da obra do compositor alemão

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tecnologia, metalurgia, coreografia: a trupe teatral catalã La Fura dels Baus fez da ópera um espetáculo visualmente deslumbrante com sua leitura ousada da tetralogia "O Anel do Nibelungo", de Wagner (1813-1883).
Foi por sugestão do maestro Zubin Mehta que o grupo de Carlos Padrissa foi chamado para comandar a ambiciosa produção do ciclo de quatro óperas de Wagner - "O Ouro do Reno", "A Valquíria", "Siegfried" e "O Crepúsculo dos Deuses"- no Palau de les Arts Reina Sofía, na cidade espanhola de Valência, em 2007.
Zubin Mehta fez a sua parte, extraindo uma sonoridade luxuriante da jovem Orquestra de la Comunidad Valenciana. Também comanda um grupo equilibrado de cantores, no qual se destacaram os talentos finlandeses de Juha Uusitalo (que cantou "Macbeth", de Verdi, em São Paulo, em 2003, e mostra-se aqui um Wotan cheio de energia e de vocalidade robusta) e Matti Salminen, um baixo avassalador nos papéis de Fasolt, Hunding e Hagen.
Mas o que cativa mesmo é o aspecto visual da produção de La Fura, largamente baseada em projeções de alta fidelidade, mas não escravizada pelas mesmas. Assim, convivem com o virtual elementos de concretude extrema.

PROEZAS FÍSICAS
As ninfas do rio Reno mergulham em água de verdade e também é fogo real a circundar e a isolar a valquíria Brünnhilde do mundo.
Armaduras e adereços cênicos de metal estão por toda parte -construindo, por exemplo, as engenhocas mecânicas que permitem aos deuses nórdicos da saga wagneriana se elevar acima dos mortais e cantar a vários metros do solo.
Tampouco as acrobacias e proezas físicas que celebrizaram os espetáculos de La Fura estão ausentes. O Valhalla, a morada dos deuses, é construído em uma coreografia circense, puramente pelo entrelaçar de mãos dos atores pendurados acima do chão em cinco diferentes níveis.
O "Anel" de La Fura está disponível em DVD e em Blu-ray e, se tal investimento estiver ao alcance do bolso, vale a aquisição de um aparelho desta última e nova tecnologia: a qualidade superior da definição em Blu-ray realmente faz toda a diferença neste caso.

O ANEL DO NIBELUNGO

DISTRIBUIÇÃO Unitel
QUANTO R$ 489, em média
AVALIAÇÃO ótimo


Texto Anterior: Crítica/Blues: Buddy Guy, aos 74, mantém sua música em alta voltagem
Próximo Texto: Fura servirá banquete trágico em SP no ano que vem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.