São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Ancine cobra do MinC autorização para punir

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Gustavo Dahl, foi a Brasília na quarta pedir ao MinC (Ministério da Cultura) que desembarace a edição do decreto que regula a capacidade de fiscalização da agência.
"Para uma agência reguladora, a questão da sanção é básica", diz Dahl. O decreto que aguarda edição estipula os critérios para punições (autuações, advertências, multas) que a Ancine deve aplicar em casos de infrações de leis e regras do mercado cinematográfico.
A cota de tela (reserva de mercado para o filme nacional, a ser observada pelos exibidores) é um dos temas que prevêem sanções por parte da Ancine, em caso de descumprimento da exigência do número de dias (63) estabelecido pelo MinC.
A proposta de texto do chamado "decreto da fiscalização" foi encaminhada em 2003 pela Ancine à Casa Civil, que o transferiu ao exame do MinC, quando a agência foi vinculada à pasta (13/10).
Dahl disse que "houve absoluta compreensão" da urgência do tema por parte do ministério, que se comprometeu a pedir à Casa Civil a edição do decreto.

DOBRADINHA 1
O produtor Diler Trindade pretende filmar neste ano pelo menos seis longas. Em 2003, ele fez cinco. Os projetos já garantidos são os de Renato Aragão, Xuxa, Angélica e padre Marcelo, além de "Coisas de Mulher", com direção de Eliana Fonseca. O sexto é uma adaptação teatral.

DOBRADINHA 2
O cineasta Eryk Rocha e o artista plástico Tunga concluíram o curta "Quimera" (15 min.), que realizaram a quatro mãos. Além das telas dos festivais, o trabalho deverá ganhar exibição também nas paredes das galerias.

DE DENTRO PRA FORA
Depois das filmagens de "Dark Water" no Canadá -com Tim Roth, Pete Postlethwaite e John C. Reilly no elenco-, do lançamento mundial de "Diários de Motocicleta" (comprado para os EUA pela Focus) e da possível participação do filme sobre Che no Festival de Cannes deste ano, Walter Salles voltará ao Brasil e à parceria com Daniela Thomas.

DE FORA PRA DENTRO
Salles e Thomas, parceiros em "Terra Estrangeira" e "O Primeiro Dia", já têm quase pronto o roteiro do novo longa que filmarão juntos, em SP.


Texto Anterior: Crítica: Filme de Mike Newell é protótipo de falsos moralismos
Próximo Texto: Filmes/lançamentos - Cegueira sarcástica: Dirigindo no Escuro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.