São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Ditadura e esportes são temas de filme

DA REPORTAGEM LOCAL

A última ditadura militar argentina (1976-83) é tema caro ao cinema daquele país -de "A História Oficial" (1985), sobre uma professora que, sem sabê-lo, adota a filha de uma mulher perseguida pelo regime, aos recentes "Kamchatka" (2002) e "Crônica de uma Fuga" (2006).
No caso do documentário "Atletas x Ditadura - A Geração Perdida", que o Canal Brasil exibe hoje, é brasileiro o olhar sobre o período em que 30 mil pessoas foram assassinadas ou desapareceram. Os diretores gaúchos Marcelo Outeiral e Marco Villalobos mostram histórias de esportistas abreviadas pelos militares.
No La Plata Rugby Club, entre 75 e 78, o regime fez 17 desfalques -jogadores mortos ou desaparecidos depois de começar a militar no Partido Comunista Marxista Leninista. O primeiro foi Hernan Roca, alvejado 23 vezes (uma para cada integrante da equipe, teria dito seu algoz).
O tenista Daniel Schapira foi levado aos 23 anos e nunca conheceu o filho que sua companheira esperava. Um ano a menos tinha a jogadora de hóquei Adriana Acosta ao dar o último telefonema para casa, em 78.
"Tenho de saber de tudo", diz sua mãe, que ainda não parou de buscá-la.
O caso do corredor Miguel Sánchez, que sumiu dias depois de disputar a São Silvestre de 77, encerra o filme. (LUCAS NEVES)


ATLETAS X DITADURA...
Quando: amanhã, às 19h15
Onde: no Canal Brasil
Classificação: livre



Texto Anterior: Eletrônica: DJ Hell toca no Glória amanhã, encerrando a Fashion Week
Próximo Texto: Crítica: Argentino "Nove Rainhas" é comercial, e daí?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.