São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Cinema de hoje não tem lugar para John Wayne

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Assistindo a "Iwo Jima - O Portal da Glória" (TCM, 0h05, 12 anos), uma questão vem à tona: onde se encontram, hoje, os homens leais, corajosos e de extrema retidão, como o sargento John M. Stryker? Treinando como pai severo, mas protetor, os soldados que lutarão na batalha no Pacífico, Stryker não abandona seus meninos no fogo cruzado.
Na pele de John Wayne, Stryker melhora a pergunta: onde está o John Wayne no cinema (e no mundo) de hoje? Sabe-se lá, e o mais acertado é que, em 1992, o diretor Stephen Frears disse que o heroísmo é uma balela em "Herói por Acidente" (HBO, 15h15, 12 anos), no qual um mendigo egoísta (Dustin Hoffman) salva por acaso a vida de uns acidentados, mas a fama vai para um espertalhão (Andy Garcia).
De Frears, há ainda "Ligações Perigosas" (TCM, 22h, 12 anos), que fala sobre dois aristocratas cujo esporte é manipular as pessoas. O bacana é como o venal conquistador Valmont (John Malkovich) acaba se apaixonando por sua presa, Madame Tourvel (Michelle Pfeiffer), literalmente tombando por ela.
Nem um pouco durão como Wayne, mas quem hoje lutaria à espada por uma mulher? Talvez ninguém, mas e se ela for Diane Lane, atriz cuja magnífica imagem faz de um fraco "Noites de Tormenta" (HBO Plus, 20h15, 12 anos) um filme quase indispensável?


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: Sampa! É o Feriadão da Afundação!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.