São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autoestima faz um povo belo, diz Fraga

VITOR ANGELO
DO COLUNISTA DA FOLHA

O estilista mineiro Ronaldo Fraga tem sido criticado por fazer teatro, e não moda, desde o início de sua carreira, quando apresentou, em 1996, a coleção "Eu Amo Coração de Galinha".
Nesta temporada, ele se inspirou na coreógrafa Pina Bausch, uma artista que para muitos bailarinos fazia teatro, e para os atores fazia dança. A seguir, Fraga diz que um povo com autoestima elevada "sempre será um povo belo".

FOLHA - O que você responde quando falam que sua moda é muito teatral e pouco vida real?
RONALDO FRAGA - Eu fujo dessa tal moda da vida real assim como o Satanás foge da cruz. Não faço a mínima questão de estar nas microtendências das revistas. E, para mim, moda é teatro e passarela é palco. O estilista deve aproximar essas distâncias.

FOLHA - É possível fazer uma moda política?
FRAGA - A escolha da roupa já é uma escolha política. Quando você pega uma roupa para encontrar com essa ou aquela pessoa, você já está fazendo um jogo político.

FOLHA - A moda brasileira está deixando de ser racista ou é apenas mais um modinha ter negros na passarela?
FRAGA - Se esse fenômeno é real ou lobo em pele de cordeiro só saberemos mais adiante. O padrão de beleza que rege o mundo ainda é o anglo-saxão. Mas é importante saber que a moda nunca foi tão democrática. E a possibilidade hoje de levantar a discussão sobre racismo é bem-vinda. Um povo com autoestima elevado sempre será um povo belo.

FOLHA - Quando você surgiu, a sua imagem chocou a tradicional família mineira?
FRAGA - Sim. Quando cheguei da Inglaterra, fui na 25 de Março,. Passou um caminhão cheio de tomates e os caras começaram a jogá-los em mim, cantando: "Na casa do senhor não existe Satanás". Eu sorri, pois ficou claro qual era o meu lugar e o da minha moda. Falamos a linguagem do desconforto, do estranhamento.


Texto Anterior: Estilistas têm seu dia de modelo
Próximo Texto: Lounges e desfiles seguem sistema de "castas"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.