São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
Silvia Prado Segall promove, no próximo sábado, no seu Galpão, o evento "Design na Rua". Recebe ao lado dos filhos, Olívia e Joaquim


Leite ainda azedo

Ainda está para ser contada a verdadeira história da queda de Gianni Grisendi da direção da Parmalat.

Há um ano, ele já havia pedido demissão da empresa. Grisendi não se conformava em dirigir a Parmalat na China e na Austrália e de ser, na verdade, uma espécie de rainha da Inglaterra: era cobrado pelos resultados, mas não tinha autonomia para tomar as decisões.

Ele ficou então responsável pelas operações na América do Sul. Mas tudo continuou igual. A gota d'água foi quando soube, pelos jornais, da compra de um novo laticínio na Argentina.

O presidente da empresa, Calisto Tanzi, veio ao Brasil com o filho Stephano tentar reverter o pedido de demissão. Ficaram quatro dias no Brasil. Mas o executivo estava irredutível.

FORA DO AR
Júri escolhe o melhor do pior

A editora alemã Berlin Press acaba de publicar uma inusitada lista com o melhor da propaganda rejeitada. Foram analisadas 2.000 campanhas, entre anúncios, filmes e outdoors, criadas no mundo inteiro e que, por veto ou outros problemas, nunca foram veiculadas. Foram selecionadas 300 para o anuário da editora.

Entrou para o "trash" da publicidade a campanha criada na Bélgica para a Nike que usa o cordão de um tampax para recriar o logotipo da companhia. O mau gosto foi vetado. Na Alemanha, o velho que se olha no espelho e vê projetado a imagem de um jovem não colou numa campanha para a MTV. Considerado criativo, o comercial chegou a ser aprovado. Só que a rede mudou de comando e a campanha foi descartada.

Dois publicitários brasileiros participaram do júri: Clovis Calia, da Calia Assumpção, e Camila Franco, da DM9DDB, que se sentaram ao lado de feras da publicidade mundial para decidir sobre o melhor do pior. Entre eles, Oliviero Toscani, da Benetton, Peter Meyer, da Vodka Absolut (Suécia), Rance Crain (Advertising Age), dos Estados Unidos.

LIÇÕES DO APAGÃO
Pressionada por reclamações dos usuários, a Aneel, que fiscaliza as empresas de energia, pretende apertar o cerco em torno da Cerj. A empresa é a campeã de processos na agência - cinco, contra quatro da Light e três da mineira Cemig. As penalidades previstas são advertência, multa e até revisão da concessão.

A privatização do setor, que começou em 1996, andou bem mais rápido do que a fiscalização. Em 1998, a agência aplicou seis multas nas concessionárias. No ano passado, 88. Este ano, três.

PAPAGAIO
A socialite Kristel Bianco, de Brasília, deve, não nega, mas diz que não é tanto assim. Em setembro, ela deu uma festa para comemorar a adesão do maridão, o deputado Ricardo Rique, ao PSDB. Gastou R$ 20 mil em flores.

As partes discutem a dívida há cinco meses. A floricultura só conseguia falar com Isaura, a secretária. Bateu então às portas do gabinete de Rique, no Congresso Nacional. "Cobrar R$ 20 mil é absurdo. É o preço de um carro", esperneou o parlamentar. Entrou em acordo e está pagando a dívida em três parcelas. A última vence em março.

FOLIÃO
Foi grande a insistência para que Arnaldo Antunes dividisse o palco com os Titãs num show gratuito no domingo em São Paulo. Arnaldo embarcou para Recife e se esbaldou no desfile do bloco de carnaval "Guaiamum Treloso". Vestiu-se à caráter, como um caranguejo.

ACADEMIA
Inédito no Brasil e esgotado na Espanha, o livro "Fogo nas Entranhas", de Pedro Almodóvar, será lançado em abril pela Dantes Editora. O livro, que marcou a estréia do cineasta no mundo das letras, em 1981, conta a história de um magnata chinês da indústria de absorventes.

SEM CHORO NEM VELA
O embaixador de Israel, Yaacov Keinan, e sua mulher, Tirtza, estão dando adeus ao Brasil. São tantas as festas de despedida que nos últimos 30 dias eles não fazem outra coisa, a não ser ir a almoços e jantares. Alguns amigos querem homenageá-los e não encontram lugar na agenda.

O casal só ficou espantado, há alguns dias, quando foi procurado pelo embaixador do Egito, Ramzy Ezzeldin Ramzy. Ele queria cancelar o jantar que estava oferecendo aos Keinan. Por causa da "situação internacional".

VATAPÁ
Gal Costa recebe neste final de semana, em Salvador, a cantora Dionne Warwick. As duas vão escolher as músicas de uma turnê mundial que farão juntas, a partir de setembro. Se apresentam nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa.

O compositor Tom Jobim é a base do repertório.

GUERRA DE ANÕES
A Rede TV! se prepara para uma grande ofensiva no mercado publicitário. Acredita que, com o Ibope de alguns programas, merece ao menos o mesmo dinheiro destinado à TV Bandeirantes.

CADÊ MEU COPO?
O ministro da Justiça, José Carlos Dias, uma vez chegou a seu gabinete com vontade de tomar um copo de leite. As secretárias, prestativas, foram providenciar.

Três dias depois, saiu o resultado de uma licitação para a compra do produto. A vontade já tinha passado.

CURTO-CIRCUITO

O livro "Ressaca Emocional", das terapeutas Delza Lopes de Mello e Luciane Lopes de Mello será lançado, hoje, na Saraiva Megastore, do Shopping Eldorado.

O 6º Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura de São Paulo será, hoje, no Memorial da América Latina.

A exposição "Os Notáveis de Carmen Miranda" será aberta amanhã, às 19h, no Conjunto Cultural da Caixa, na praça da Sé.

Os Engenheiros do Hawaii gravam um CD ao vivo num show, amanhã, no Palace. Eles também comemoram 14 anos de carreira.

O cantor Gilberto Gil poderá ser homenageado com o título de doutor "honoris causa". Os alunos da Universidade de Salvador aguardam resposta da reitoria.

O filósofo francês Jean-François Matteí, professor das universidades de Nice-Sophia Antipolis e de Laval, no Canadá, é o convidado do primeiro Café Filosófico do ano na Cultura. O encontro será no dia 29, no mezanino da livraria, na avenida Paulista.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br

Colaboraram ELIANE TRINDADE E LUCIANA COSTA


Texto Anterior: CD é clássico desde primeira audição
Próximo Texto: Da Rua - Fernando Bonassi: Objetos pessoais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.