São Paulo, segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Faltam câmeras de alta definição na Globo




A Globo anunciou que o Carnaval 2009 seria todo captado e exibido em HD (alta definição). Mas nem todas as câmeras que usou no sambódromo de São Paulo e está empregando na Sapucaí são de alta definição.
São convencionais as câmeras que acompanham os repórteres na concentração e na dispersão das escolas, as que registram os intérpretes do samba, as que emitem grafismos e várias outras que acompanham a evolução das alas e alegorias pelo solo. Em alguns desfiles, cerca de 5% das imagens foram captadas sem alta definição.
As câmeras de HD têm o formato 16x9, mais horizontal, como a tela de cinema. As convencionais são 4x3, quase quadradas. Para compensar a falta de horizontalidade das câmeras convencionais, nas transmissões de seus canais digitais, feitas no formato 16x9, a Globo está colocando barras coloridas nas laterais da tela. Essas barras são sempre em alguma cor da escola que está desfilando.
A Globo fez uma transmissão mais limpa do Carnaval de São Paulo. Eliminou parte do grafismo que usava para encher a tela, como confetes e pierrôs.
Neste ano, repórteres, apresentadores e comentaristas vieram mais contidos. Aparentemente resfriado, Chico Pinheiro tossiu quase tanto quanto emitiu elogios.
Ao ver a Tom Maior desfilar, na sexta, Renata Ceribelli não resistiu e disparou dez "maravilhoso(a)" em 45 minutos.

GAFE 1
De Renata Ceribelli, sobre o desfile da Pérola Negra, com temática indiana: "Maurício Kubrusly, essa comissão de frente com passos e rituais indígenas, de danças indígenas, no meio do samba, não é sensacional?".

GAFE 2
"Não, elas são as nossas percursoras", disse Renata Banhara, para Nelson Rubens, na Rede TV!, que lhe perguntou se Monique Evans e Luiza Brunet estariam ultrapassadas. "Eu tenho talento, Nelson", reforçou Renata, apalpando os seios.

CONTÁGIO
Repórter da Globo, Abel Neto estudou na mesma escola de jornalismo carnavalesco da Rede TV!. Pediu à atriz Roberta Rodrigues para mostrar seu "samba no pé". Sem música, como é praxe na Rede TV!.

CHAPA-BRANCA
A CNT transmitiu no sábado os desfiles da Lesga, a Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso do Rio. Os repórteres usavam microfones com o logotipo da entidade. E terminavam suas intervenções com frases do tipo "Não adianta chiar, a Lesga chegou para ficar".

ANTECIPADO
O Carnaval na Band começou antes. Na quinta, uma pane impediu a emissora de colocar no ar o "Jornal da Noite", de Boris Casoy. No lugar, exibiu "Uma Escolinha Muito Louca" -que deu mais audiência.

DUPLA FACE
A Band acende uma vela para Deus e outra para o diabo. Interrompe suas transmissões de Carnaval no auge da folia, na madrugada, para ceder espaço a pastores evangélicos.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.