São Paulo, segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especial

Canal resgata memórias do Carnaval

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fugiu do Carnaval, ficou em casa, ligou a TV e... Carnaval?
Pelo menos alguns canais apostam numa programação alternativa sobre a festa de Momo, como o SescTV.
"Memória do Samba", que passa hoje, fala sobre a importância de filmes que documentaram o gênero, como "Partido Alto", de Hirszman, e "Natal da Portela", de Saraceni. Também aborda a falta de imagens em movimento de Noel Rosa ou Jacó do Bandolim, além do filme perdido "Favela do Meus Amores" (34), que registrava a primeira favela do Rio e o cantor Sylvio Caldas.
"Clube do Samba", que vem na sequência, conta através de entrevistas a história do bloco de mesmo nome criado em 79 por João Nogueira (1941-2000). "A ideia era ser um movimento cultural, e não só um local para tocar samba", diz Antônio Athayde, explicando que o samba andava por baixo na era da discoteca.
Os programas de 30 minutos ficam mais no falatório dos entrevistados do que nas imagens, o que cansa um pouco.
Amanhã, o canal fecha o ciclo com "Escola de Bamba II", às 22h30, sobre desfiles inesquecíveis, como o da Vila Isabel em 88, com enredo de Martinho da Vila em homenagem aos negros. Também fala de polêmicas, como o patrocínio de empresas. (FERNANDA EZABELLA)


MEMÓRIA DO SAMBA E CLUBE DO SAMBA
Quando: hoje, às 22h
Onde: SescTV
Classificação: livre



Texto Anterior: Personalidade: Ator de "Chaves" faz 80 anos e prepara livros
Próximo Texto: Crítica: Loach é cineasta de esquerda de verdade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.