São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roteiro foi premiado

da Reportagem Local

"Central do Brasil" ganhou seu primeiro prêmio há três anos, num concurso de roteiros promovido pelo Sundance Film Institute, nos EUA.
A partir de idéia original de Walter Salles, o texto de João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein recebeu US$ 310 mil após disputa com outros 2.000 concorrentes.
O dinheiro foi usado para iniciar a produção, que tem orçamento de R$ 2,9 milhões e contou com co-produtores brasileiros e estrangeiros, entre eles o suíço Arthur Cohn.
Antes de Berlim, foi exibido apenas dentro da mostra "Lançamento Mundial", no Sundance Film Festival. Na ocasião, protagonizou uma polêmica.
Segundo a diretora Tata Amaral, que fazia parte do júri latino do festival, "Central do Brasil" teria sido retirado da competição após a deliberação de que o filme ganharia o Prêmio Especial na categoria latina e não o prêmio principal.
Segundo declarações de Salles, a inclusão do filme na competição latina teria ocorrido por engano. Para organização do Sundance, foi tudo um "mal-entendido".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.