São Paulo, sexta-feira, 23 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

THIAGO NEY

De revistas, festivais e discos

A britânica "DJ Mag" ganhará versão brasileira; o festival Resfest muda para maio, com My Brightest Diamond

A REVISTA britânica dedicada à música eletrônica "DJ Mag" vai ganhar uma versão brasileira. Responsável pela polêmica lista anual dos "melhores DJs do mundo", a publicação terá sua primeira edição no início de junho. Será trimestral e terá distribuição gratuita, em clubes, lojas e outros locais. O editor ainda não foi escolhido.

 

O Resfest, festival importante de vídeo e música, iria acontecer em abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e teria, entre as bandas convidadas, Girl Talk e Animal Collective. Iria, teria. Porque não houve acordo entre os organizadores e a nova administração do Memorial. Por isso, o festival foi adiado para 18, 19 e 20 de maio, agora na Sala Cinemateca.
Além da mudança do local, o Resfest mudou algumas atrações musicais. Entrou na escalação o inclassificável My Brightest Diamond, liderado pela multiinstrumentista Shara Worden, que fazia parte da banda do prodígio norte-americano Sufjan Stevens.
No imbróglio com o Memorial, o Resfest perdeu o Animal Collective e o Girl Talk. Mas, o Girl Talk, elogiado projeto em que Gregg Gills constrói canções a partir de centenas de samples, virá, sim, ao Brasil neste ano. Mas vai demorar um pouquinho. Porque quem recontratou o Girl Talk foi o Tim Festival.
 

Não consigo parar de ouvir "Sound of Silver", o segundo disco do LCD Soundsystem, que acaba de sair. É rock feito com o receituário de música eletrônica: repetição ad infinitum de acordes minimalistas; baixo pulsando forte; embaralha um monte de referências e ainda assim soa uniforme e atual.
"Sound of Silver" ganhou até um irmãozinho; é "Sounds like Silver", em que DJs europeus remixaram as nove canções do CD. Dá para baixar em www.lcdremixed.com. Recomendo as versões de "Get Innocuous" e "Us vs. Them".
 

Já ouviu Los Diaños, de Curitiba? Vai lá: www.losdianos.com. Tem trumpete, violino, contrabaixo acústico, dixieland, hard rock. E, acredite, faz todo o sentido.

ANOTA AÍ
Acontece hoje no MAM do Rio mais uma edição do Hipersônica, o festival de música que faz parte do File, evento de arte digital. Uma eletrônica diversificada, experimental, cheia de detalhes, nuances e referências. Deve ser por aí as apresentações do escocês Kode9 e do americano Daedelus, os principais nomes do Hipersônica. A entrada é gratuita. No domingo, no Studio SP (tel. 0/xx/11/3817-5425), em São Paulo, Daedelus faz show e workshop a partir das 17h.

A música jovem brasileira ganhou nova casa com o site/balada Manda Brasa. O site está em www.mandabrasa.com, e a balada acontece às sextas, a partir de hoje, no Berlin (tel. 0/xx/11/3392-4594). Ingressos: R$ 15.


thiago@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema / É Tudo Verdade: Documentários enfocam jazz e choro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.