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Cinema / É Tudo Verdade
Crítica/"Salvando o Jazz" e "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba"
Documentários enfocam jazz e choro
Em "Salvando o Jazz", diretor usa a música para retratar a destruição de Nova Orleans; Thomas Farkas apresenta "Pixinguinha"
ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL
O primeiro é um tesouro
redescoberto. O segundo, o registro de uma
tragédia. Em ambos, a música
conduz as histórias. O curta-metragem "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba" e o longa
"Salvando o Jazz", que serão
exibidos hoje, no Centro Cultural São Paulo, são dois destaques da programação "musical" do festival de documentários É Tudo Verdade.
"Salvando o Jazz" (2006) é a
mais recente produção do conceituado documentarista britânico Leslie Woodhead, que registrou o desastre ocorrido na
cidade de Nova Orleans em
2005, devastada pela passagem
do furacão Katrina, por meio da
história do fotógrafo de jazz
Herman Leonard.
Woodhead, que esteve em
São Paulo no ano passado, como convidado do É Tudo Verdade, tem uma preferência por
documentar tragédias. São dele
os filmes "Sbrenica: Nunca
Mais?", sobre o massacre nessa
cidade da Bósnia, e "Crianças
de Beslan", que apresenta as vítimas do ataque de um grupo
terrorista tchetcheno a uma escola em Beslan, na Rússia.
Desta vez, o diretor constrói
uma paisagem quase lírica das
ruínas de Nova Orleans por
meio das lentes de Herman
Leonard, que imortalizou, com
suas imagens em preto-e-branco, artistas do jazz como Miles
Davis, Tony Bennett, Frank Sinatra, Billie Holliday e Duke
Ellington, entre outros.
O filme acompanha a volta de
Leonard, 83, aos escombros de
sua casa em Nova Orleans, onde estava guardado seu rico arquivo fotográfico, em grande
parte destruído pela enchente.
Um a um, Leonard apresenta
o que sobrou de seus famosos
registros, caracterizados por
closes e imagens enfumaçadas,
que tornaram seu estilo praticamente um clichê.
É lindo como, apesar da tragédia, Leonard consegue ver
beleza em fotografias danificadas pela água e nas lembranças
de clubes e ruas destruídos na
cidade onde ele viveu por 13
anos.
Crítica
O mais interessante de "Salvando o
Jazz" é que o documentário consegue
traçar panoramas,
como a biografia de
Leonard, a cultura
musical de Nova Orleans e as conseqüências da passagem do furacão
-com destaque para a demora do governo dos Estados
Unidos em reconstruir a cidade.
Além de Leonard,
Woodhead entrevistou artistas como
Wynton Marsalis,
Tony Bennett, Irvin
Mayfield. "Salvando
o Jazz" foi apontado
pela crítica norte-americana como um
dos melhores documentários realizados sobre a tragédia
de Nova Orleans.
Pixinguinha
A história de "Pixinguinha e a
Velha Guarda do Samba" é uma
"tragédia" com final feliz. Em
1954, o fotógrafo e documentarista brasileiro Thomaz Farkas
leu em um jornal que Pixinguinha iria se apresentar na inauguração do parque Ibirapuera.
Farkas não teve dúvida, sem
permissão de ninguém, instalou sua câmera sobre um tripé
na grama e registrou a performance do instrumentista em
dois rolos de filme.
O registro ficou esquecido
durante mais de 50 anos no escritório de Farkas e
foi encontrado sem
querer, quando ele
fazia uma limpeza
em seus arquivos.
"Eu quase chorei",
conta o diretor.
"Era uma coisa que
tinha esquecido
completamente."
Com a ajuda de
uma equipe do Instituto Moreira Sales, Farkas conseguiu sonorizar a película, e o resultado
é uma relíquia documental que mostra Pixinguinha e os
seus parceiros cantando e dançando.
SALVANDO O JAZZ E PIXINGUINHA E A VELHA GUARDA DO SAMBA
Quando: hoje, às 20h,
e dia 1º, às 18h
Onde: Centro Cultural São Paulo
Avaliação: ótimo
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