São Paulo, sexta-feira, 23 de março de 2007

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Cinema / É Tudo Verdade

Crítica/"Salvando o Jazz" e "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba"

Documentários enfocam jazz e choro

Em "Salvando o Jazz", diretor usa a música para retratar a destruição de Nova Orleans; Thomas Farkas apresenta "Pixinguinha"

ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro é um tesouro redescoberto. O segundo, o registro de uma tragédia. Em ambos, a música conduz as histórias. O curta-metragem "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba" e o longa "Salvando o Jazz", que serão exibidos hoje, no Centro Cultural São Paulo, são dois destaques da programação "musical" do festival de documentários É Tudo Verdade.
"Salvando o Jazz" (2006) é a mais recente produção do conceituado documentarista britânico Leslie Woodhead, que registrou o desastre ocorrido na cidade de Nova Orleans em 2005, devastada pela passagem do furacão Katrina, por meio da história do fotógrafo de jazz Herman Leonard.
Woodhead, que esteve em São Paulo no ano passado, como convidado do É Tudo Verdade, tem uma preferência por documentar tragédias. São dele os filmes "Sbrenica: Nunca Mais?", sobre o massacre nessa cidade da Bósnia, e "Crianças de Beslan", que apresenta as vítimas do ataque de um grupo terrorista tchetcheno a uma escola em Beslan, na Rússia.
Desta vez, o diretor constrói uma paisagem quase lírica das ruínas de Nova Orleans por meio das lentes de Herman Leonard, que imortalizou, com suas imagens em preto-e-branco, artistas do jazz como Miles Davis, Tony Bennett, Frank Sinatra, Billie Holliday e Duke Ellington, entre outros.
O filme acompanha a volta de Leonard, 83, aos escombros de sua casa em Nova Orleans, onde estava guardado seu rico arquivo fotográfico, em grande parte destruído pela enchente. Um a um, Leonard apresenta o que sobrou de seus famosos registros, caracterizados por closes e imagens enfumaçadas, que tornaram seu estilo praticamente um clichê.
É lindo como, apesar da tragédia, Leonard consegue ver beleza em fotografias danificadas pela água e nas lembranças de clubes e ruas destruídos na cidade onde ele viveu por 13 anos.

Crítica
O mais interessante de "Salvando o Jazz" é que o documentário consegue traçar panoramas, como a biografia de Leonard, a cultura musical de Nova Orleans e as conseqüências da passagem do furacão -com destaque para a demora do governo dos Estados Unidos em reconstruir a cidade.
Além de Leonard, Woodhead entrevistou artistas como Wynton Marsalis, Tony Bennett, Irvin Mayfield. "Salvando o Jazz" foi apontado pela crítica norte-americana como um dos melhores documentários realizados sobre a tragédia de Nova Orleans.

Pixinguinha
A história de "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba" é uma "tragédia" com final feliz. Em 1954, o fotógrafo e documentarista brasileiro Thomaz Farkas leu em um jornal que Pixinguinha iria se apresentar na inauguração do parque Ibirapuera.
Farkas não teve dúvida, sem permissão de ninguém, instalou sua câmera sobre um tripé na grama e registrou a performance do instrumentista em dois rolos de filme.
O registro ficou esquecido durante mais de 50 anos no escritório de Farkas e foi encontrado sem querer, quando ele fazia uma limpeza em seus arquivos.
"Eu quase chorei", conta o diretor.
"Era uma coisa que tinha esquecido completamente."
Com a ajuda de uma equipe do Instituto Moreira Sales, Farkas conseguiu sonorizar a película, e o resultado é uma relíquia documental que mostra Pixinguinha e os seus parceiros cantando e dançando.


SALVANDO O JAZZ E PIXINGUINHA E A VELHA GUARDA DO SAMBA
Quando:
hoje, às 20h, e dia 1º, às 18h
Onde: Centro Cultural São Paulo
Avaliação: ótimo


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