São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comentário

Autor usa série como pretexto para pesquisas

CLÁUDIA GAZZO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Graças ao sucesso de "House", o jornalista Andrew Holtz pôde divulgar pesquisas trabalhosas e complexas, usando o médico da série como ponto de partida atrativo para conseguir expor suas opiniões e seus conceitos sobre a área médica.
Mas o conteúdo do livro me parece desprovido de foco analítico. Pretende-se abordar a relação médico-paciente nas mais diversificadas condições de trabalho.
Holtz fala sobre médicos de família, unidades básicas de saúde, atendimentos ambulatoriais, hospitalares de terceiro nível, prontos-socorros e unidades de tratamento intensivo. Usa depoimentos de médicos e psicólogos e procura sustentar suas teorias usando referências de pesquisas publicadas.
Esbarra na ousadia de explicar-nos como interpretar determinados sinais e sintomas, além de indicar diagnósticos e tratamentos. Enfim, aprendo muito mais medicina ao ver House trabalhando, mesmo sob forte tensão psicológica -e ele ainda tem que suportar ser chamado de rabugento.


CLÁUDIA GAZZO é médica ginecologista formada pela USP de Ribeirão Preto e atua na área de cirurgias endoscópicas, restauração da fertilidade e reprodução humana


Texto Anterior: "House" inspira livro sobre medicina
Próximo Texto: Nova safra vai ao ar em abril
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.