São Paulo, terça-feira, 23 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

REVISTA

"Wallpaper" declara amor às bundas brasileiras

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Tony Chambers, editor da revista "Wallpaper", no escritório da MCF Consultoria, em SP

A revista de tendências inglesa "Wallpaper" trouxe 17 jornalistas ao país para fazer sua edição temática de junho, que será dedicada ao Brasil.
Com o plano de traçar "o melhor retrato contemporâneo de uma nação que está pegando fogo", além de destaques da arquitetura, design e estilo de vida, a revista trará uma "história de amor" sobre as bundas locais e um ensaio de moda com garotas da laje vestindo Prada. Em SP, o editor Tony Chambers falou à coluna.

 

FOLHA - Quem está ajudando a "Wallpaper" a fazer suas escolhas?
TONY CHAMBERS
- Temos um time de conselheiros formado por Lenny Niemeyer, Alex Atala, Paulo Mendes da Rocha, os irmãos Campana, claro, nossos grandes amigos, e Seu Jorge. Vik Muniz não está no conselho, mas vai fazer a capa.

FOLHA - Quais são os destaques?
CHAMBERS
- Mostraremos os ícones arquitetônicos, novos designers. Vamos entrevistar Oscar Niemeyer, Charles Cosac [da Cosac Naify]. Falaremos também sobre a água de coco. Todo mundo está falando sobre ela. Também vamos fazer um ensaio visual poderoso em plataformas de petróleo.

FOLHA - Vocês não vão entrar na política da questão?
CHAMBERS
- Não, as pessoas sabem o que está acontecendo. Nós temos esperança de entrevistar Eike Batista.

FOLHA - Esperam?
CHAMBERS
- Ele é difícil de encontrar. É ocupado, mas vamos conseguir. Vamos também falar sobre os shopping centers. Eles são incríveis. O Iguatemi... fantástico! Comparados com os dos EUA e da Inglaterra, eles são mais sociáveis, menos opressivos. Todos os setores da sociedade estão lá aproveitando. E vamos fazer uma história de amor para o bumbum brasileiro.

FOLHA - Como será?
CHAMBERS
- Vamos mostrar as bundas bonitas, de homens e mulheres, e quão importantes elas são para o mundo. Você não pode subestimar o poder da bunda brasileira, a influência que ela teve na sociedade.

FOLHA - Elas serão fotografadas no Rio de Janeiro...
CHAMBERS
- Não, eu vi bundas incríveis em São Paulo. Elas só estão mais cobertas... Vamos fazer um ensaio de moda com garotas da laje ["queens of the concrete"]. Elas vão vestir Gucci, Prada, Louis Vuitton.

FOLHA - Vocês vão falar apenas das coisas boas?
CHAMBERS
- Sim, a "Wallpaper" tem uma filosofia: se deixamos coisas de fora, é porque não gostamos delas.

FOLHA - O que falta para o país se tornar uma verdadeira potência, um destino turístico?
CHAMBERS
- É o fator medo. Todo mundo acha que o Brasil é incrível, mas perigoso. Vamos dizer que não é tão assustador. É só não ser estúpido.

FOLHA - E o trânsito?
CHAMBERS
- Não é tão mau. Londres é pior, Istambul... Esse é um problema global e quem resolver merece uma medalha.

FOLHA - Muitos dos destaques da "Wallpaper" não são acessíveis para a maioria da população.
CHAMBERS
- Nosso público é bem educado, viajado, ganha bem, então eles podem pagar essas coisas. Eles podem ter um helicóptero, ficar no hotel Fasano, no Emiliano. Não é uma fantasia. É admirável gastar dinheiro em coisas que são realmente de boa qualidade.

Daslu e JHSF em litígio oficial

Briga das grandes no mundo do alto luxo paulistano: a JHSF, dona do shopping Cidade Jardim, na marginal Pinheiros, denunciará a Daslu por quebra de contrato por ter permitido que seu maior concorrente, o shopping Iguatemi, administrasse a Villa Daslu, que fica do outro lado do rio.

OS ÁRBITROS
A JHSF entende que a Daslu, com quem tem contrato de exclusividade que previa, além da loja no Cidade Jardim, a abertura de novas unidades em shoppings de todo o país, se transformará numa butique-âncora do Iguatemi. A Daslu já foi notificada para discutir o assunto numa câmara arbitral.

DESDE SEMPRE
Os advogados da JHSF exibirão uma cláusula do contrato que impedia tanto a construtora quanto a Daslu de fazerem negócios com o Iguatemi. "Na época em que fizemos um acordo, a Eliana [Tranchesi, dona da butique] era adversária do [Carlos] Jereissati [dono do Iguatemi] e exigiu isso, pois temia que a JHSF vendesse um de seus shoppings para ele. E acabou ela mesma fazendo negócios com o Iguatemi agora", diz um dos profissionais envolvidos na pendência. Eliana diz que não rompeu o contrato. A JHSF não se manifesta.

PIANO
Polêmica à vista: o governo de SP vai exigir que os professores de sua rede se identifiquem com impressão digital na entrada e na saída das 5.300 escolas públicas do Estado. A ideia é substituir o ponto manual, em que os profissionais assinam a lista de presença e que é sujeito a fraudes, pelo ponto digital. São registradas diariamente no Estado 12 mil faltas, num conjunto de 220 mil professores -ou seja, pouco mais de 5% não aparecem para trabalhar.

EDITAL
O projeto, tocado pelo secretário Paulo Renato, da Educação, prevê a instalação do ponto digital até o fim do ano, nas salas de professores das escolas. Uma licitação escolherá a empresa que se responsabilizará pela aparelhagem.

COMO EU
Geisy Arruda, a universitária que quase apanhou na Uniban (Universidade Bandeirante) no ano passado por usar um modelito curtíssimo, vai lançar uma grife de roupas -ou, mais especificamente, de vestidos vermelhos e insinuantes. "Meu sonho é que cada menina que for à rua José Paulino possa comprar um vestido provocante como o meu", diz a estudante paulistana.

CAMISINHA NA BOLSA
O governo vai distribuir 1 milhão de camisinhas para mulheres que são beneficiárias do Bolsa Família. E duas integrantes do programa vão estrelar anúncios em rádio falando sobre o uso de preservativos.

SHOW PARA MILHÕES
O projeto Levi's Music vai lançar um concurso de novas bandas que premiará a vencedora com um clipe que será exibido na página inicial do YouTube durante um dia. Será um "show para oito milhões", segundo a produção. Cinco bandas foram pré-selecionadas: Stop Play Moon (SP), Sweet Fanny Adams (PE), Stella Bella (RJ), Zémaria (ES) e Nevilton (PR). O público poderá votar na sua preferida, a partir de 1º de abril, no site do projeto.

CACIQUE JARAGUÁ
O cartunista Glauco deve ganhar um título póstumo de cidadão paulistano. O vereador Penna (PV-SP) fez proposta para a homenagem.

CURTO-CIRCUITO
O JORNALISTA CID MOREIRA autografa sua biografia "Boa Noite", hoje, às 20h, na livraria Saraiva do shopping Morumbi.
AS CANTORAS Fernanda Takai e Pitty promovem hoje, às 18h, o lançamento de seus trabalhos mais recentes em vinil, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
O GRUPO internacional de hotéis de luxo "The Leading Hotels of The World" promove jantar "black tie" para convidados hoje, às 20h, no Jockey Club de São Paulo.
O RESTAURANTE Faggi Café & Bistrot será inaugurado hoje, às 20h, na Vila Nova Conceição, com jantar de Stefano Bignotti.

com ADRIANA KÜCHLER, DIÓGENES CAMPANHA e LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Nos tempos de Kurosawa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.