São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA MÚSICA ERUDITA

Pesquisa minuciosa investiga produção final de Beethoven

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

A despeito de manifestarem sonoridades completamente diferentes, elos estruturais e discursivos profundos conectam a maior sonata para piano com a derradeira sinfonia de Ludwig van Beethoven (1770-1827).
Baseado em tese de doutorado defendida pelo musicólogo Daniel Bento, o livro "A Nona Sinfonia e seu Duplo" compara a "Sonata op.106" em si bemol maior, a "Hammerklavier" (1818), com a "Sinfonia nº 9 op. 125" em ré menor (1824), obras do período em que a surdez do compositor se consumava.
Para o autor, soluções congruentes no plano do discurso -como a inversão do padrão clássico que usualmente faz do segundo movimento o "lento" e do terceiro um minueto ou scherzo- nunca evocam similaridades temáticas. E as conexões mais sutis, no plano funcional, parecem resistir à escuta.
Um exemplo é a antecipação, nas duas obras, de elementos dos finales (quartos movimentos) nas transições (trechos que conectam temas contrastantes) dos respectivos primeiros movimentos. Para demonstrar seu argumento, Bento faz, nos capítulos centrais, extensas descrições das obras.
Voltadas predominantemente aos especialistas, detalham o passo a passo harmônico, melódico e contrapontístico da "Nona" e, de forma mais sucinta, da "Hammerklavier".
Outro ponto de destaque do trabalho é a explicitação das características da fase final do compositor, tais como as similaridades abstratas entre temas, hibridismo formal e o fluxo para frente ("onward flow"), além da importância de categorias como ironia, sublime e da figura imemorial do duplo, cuja apoteose se dá precisamente no século 19.
Nesse sentido, a minuciosa análise de Bento distancia-se totalmente do diagnóstico do filósofo alemão Theodor W. Adorno (1903-1969), segundo o qual a "Nona Sinfonia" não seria obra tardia, mas "uma reconstrução do Beethoven clássico".



A NONA SINFONIA E SEU DUPLO
AUTOR Daniel Bento
EDITORA Unesp
QUANTO R$ 37 (225 págs.)
AVALIAÇÃO bom



Texto Anterior: Outro Lado: Músicos defendem outro tipo de método
Próximo Texto: Batida do violão direciona novo CD de Calcanhotto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.