São Paulo, terça, 23 de março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRUZEIRO DO NORDESTE
Sucesso do filme levou benefícios ao local
Povoado teme cair no esquecimento

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha em Cruzeiro do Nordeste

Os moradores de Cruzeiro do Nordeste, povoado do sertão pernambucano que foi cenário de "Central do Brasil", temem que a derrota do filme na disputa do Oscar leve o vilarejo de volta ao esquecimento.
A comunidade não tem água encanada, hospital, creche e posto policial. As poucas obras inauguradas só foram realizadas após o sucesso do filme.
Em um ano, o povoado foi beneficiado com o calçamento de cem metros da rua principal, a construção de um dessalinizador de água e a instalação de um posto dos Correios.
"Acho que agora a festa vai acabar", disse a lavradora Quitéria Alves Feitosa, 49. "Sem a fama, quem vai querer colocar água aqui?", pergunta.
Feitosa, que trabalhou como figurante no filme, chorou ao ver Jack Nicholson anunciar Gwyneth Paltrow -concorrente de Fernanda Montenegro- como melhor atriz.
A seu lado, o comerciante Elias Pereira de Siqueira, 45, disse temer que a derrota leve Cruzeiro do Nordeste a se transformar "em uma Bom Jesus do Norte de verdade", em referência à miserável cidade criada por Walter Salles.
A frustração antecipou o fim da festa. Às 2h, só a sujeira nas ruas lembrava os eventos realizados no dia. Apenas 65 pessoas -no início eram quase 500- acompanhavam naquele momento a solenidade.
À meia-noite, quando Sophia Loren anunciou a vitória de "A Vida é Bela", metade do público já havia ido embora.
Quem ficou, vibrou até a hora em que Fernanda Montenegro foi apresentada como uma das concorrentes. Depois, só houve choro e silêncio.
"A gente chora porque no fundo tinha esperança", disse a atriz e professora Wanderlucy Bezerra da Silva, que figurou no filme.


Texto Anterior: Oito minutos consagram Dench
Próximo Texto: Roberto Benigni vence como melhor ator
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.