São Paulo, Sexta-feira, 23 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inclusão na lista não significa patrocínio

da Reportagem Local

A World Monuments Fund foi fundada em 1965 como uma iniciativa para conter o processo de destruição artística e arquitetônica em todo o mundo.
Ao longo de sua história, a entidade já desenvolveu cerca de 170 projetos em mais de 50 países.
No ano passado, a WMF recebeu da American Express uma doação de US$ 1 milhão para investir em 19 sítios históricos em vários países. A escultura "Coluna Sem Fim", de Constantin Brancusi (leia texto abaixo) e um forte apache no Arizona (EUA) foram dois dos projetos contemplados.
O fato de estar indicado na lista dos cem sítios históricos em maior perigo não significa, porém, que ele receberá alguma verba. O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, por exemplo, não recebeu nada.
Para que qualquer sítio histórico seja incluído na lista da WMF é necessário preencher algumas formalidades.
O interessado deve requerer e preencher um formulário de seis páginas com informações detalhadas sobre o local indicado.
"Esse pedido pode ser feito não apenas por instituições governamentais e organizações sem fins lucrativos, mas também por profissionais da área", esclareceu Bonnie Burnham.
O interessado deverá ainda comunicar a importância histórica e arquitetônica do local indicado, o estado de conservação em que se encontra e os perigos que corre, além de fornecer um plano mínimo de intervenção.
"São esses os três critérios: importância, urgência e viabilidade do projeto. Pedimos ainda fotografias e um parecer de uma organização governamental ou de algum organismo da área no país", disse a presidente.
Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato com a entidade: 949 Park Avenue, New York, 10028, NY, tel. 00 1 212 517-9367, fax 00 1 212 517-9494). (CF)


Texto Anterior: Patrimônio histórico: Entidade americana protege arquitetura e arte em perigo
Próximo Texto: Brancusi é uma das prioridades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.