São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Senado aprova cota para programas locais

Divulgação/MTV
TALENTO
Supla é entrevistado pela boneca Jennifer, "repórter de campo" do "Rock Gol", torneio que a MTV grava nesta semana; Paulo Bonfá dá voz à boneca, também chamada de Veruska Waca


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Comissão de Educação do Senado aprovou anteontem, por unanimidade, projeto de lei que obriga as emissoras de TV a cederem pelo menos 30% do horário das 18h às 22h para programação sobre culturas regionais. Se não for apresentado nenhum recurso para votação do projeto em plenário (todos os senadores), a proposta seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados.
Na prática, o projeto obriga as redes de TV a abrirem mão de 72 minutos do horário nobre. Seria uma catástrofe, por exemplo, para a TV Globo, que tem uma grade fixa há décadas. Na faixa das 18h às 22h, a emissora dispõe de apenas 15 minutos para telejornais locais _o que não é necessariamente "cultura local". Teria que sacrificar uma telenovela.
As emissoras de TV vão tentar modificar o projeto de lei _que regulamenta dispositivo da Constituição de 1988_ na Câmara dos Deputados, onde há outras propostas semelhantes. Vão pressionar deputados a baixar o limite de 30% para 5% e tentar derrubar a imposição das 18h às 22h.
Todas as redes de TV destinam faixas da programação para atrações locais, mas nenhuma delas em horário nobre. Na Globo, além dos telejornais regionais, as afiliadas só podem usar horários nas tardes de sábado e manhãs e finais de noite de domingo. A RBS (RS e SC) é a afiliada da Globo que mais investe em programação local.

OUTRO CANAL

Barraco 1
Pressionado por telespectadores, o Ministério da Justiça reclassificou o programa "Canal Aberto", da Rede TV!, até então livre, como impróprio para menores de 14 anos, inadequado para exibição antes das 21h. O programa vai ao ar das 16h às 18h e mostra reconstituições de brigas familiares.

Barraco 2
A Rede TV!, segundo seu departamento jurídico, irá "readequar o programa ao horário e coibir abusos". Poderá até mudar seu formato. Já a Globo se comprometeu a não exibir "qualquer desvio de comportamento ou cenas constrangedoras" e conseguiu, no "Diário Oficial" de ontem, reclassificar "Big Brother Brasil 2" como livre _antes era impróprio para menores de 14.

Profeta
A novela "O Clone" atingiu nesta semana média de 46 pontos na soma de todos os 199 primeiros capítulos. É o recorde absoluto dos últimos cinco anos. Superou "Laços de Família" (45 pontos) e "Terra Nostra" (44).

Minhoca
Ainda repercute, e mal, nos bastidores da Globo, o "Hipertensão" com famosos. Tem diretor achando que a emissora foi longe demais ao expor seus artistas em provas com insetos.

Renovação
A Gazeta vai exibir durante a Copa o "Mesa-Redonda Nova Geração". Roberto Avallone e Chico Lang estão fora.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! Buemba! Gloria Trevi pra vice do Serra!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.