São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Pequenos Heróis
Record, 14h.
 
(Little Heroes). EUA, 1999. Direção: Henri Charr. Com Thomas Garner, Brad Sergi. Empresa poderosa contrata trapalhões para seqüestrar o filho do homem que, em depoimento, pode prejudicá-la. Sim, existem essas coisas.

Buddy, Meu Gorila Favorito
Globo, 16h.
 
(Buddy). EUA, 1997, 84 min. Direção: Caroline Thompson. Com Rene Russo. Milionária encontra um bebê gorila e leva-o para o seu zoológico particular. Mas, talvez zelosa das coisas da evolução, se ocupa de Buddy com cuidado verdadeiramente maternal. Mulher na direção e que, neste caso, confirma o ditado machista de que "mulher no volante, perigo constante".

Tudo para Ficar com Ele
Globo, 22h20.
  
(The Sweetest Thing). EUA, 2002. Direção: Richard Kumble. Com Cameron Diaz. Diaz mora com outras duas amigas, todas belíssimas. Ela pensa ter encontrado o homem dos seus sonhos, mas depois descobre a verdade: o sujeito está de casamento marcado. Com quem? Comédia bem levada (no mais amplo sentido), dirigida por um amigo dos irmãos Farrelly, o que explica o humor politicamente incorreto, quase anárquico, adotado.

Geração Vamp 3 - Sede de Sangue
 
SBT, 3h.
(Bloodlust - Subspecies 3). EUA, 1994, 83 min. Direção: Ted Nicolaou. Com Anders Hove. Após sua dileta irmã, Michelle, ser transformada em vampira, Rebecca pede ajuda a amigo da embaixada e a um tenente. Mas o seqüestrador, que é vampiro, claro, está disposto a dar o sangue (ou melhor, tirar o sangue alheio) para manter sua presa em suas mãos.

Intercine
Globo, 2h10.

A sessão brasileira do "Intercine" dá início à semana com o vencedor escolhido pelo público na sexta: a comédia "Toda Donzela Tem um Pai que É uma Fera" (1966), dirigida por Roberto Farias, com John Herbert.

A Incrível Jornada
SBT, 4h30.
   
(The Incredible Journey). EUA, 1963, 80 min. Direção: Fletcher Markle. Com Emile Genest, John Drainie. Um cachorro labrador, um bull terrier e um gato siamês percorrem quilômetros e quilômetros, Canadá adentro, em busca de seus donos. Disney puro, o que é bom, mas não neste horário. Só para SP.

Nunca Fale com Estranhos
Globo, 3h50.
 
(Never Talk to Strangers). EUA, 1995, 86 min. Direção: Peter Hall. Com Antonio Banderas. Psicóloga começa a namorar rapaz meio estranho. Depois, começa a receber ameaças de morte. Liga uma coisa a outra. Será Banderas, o namorado, um psicopata? O fato é que Banderas soa estranho em quase todos os filmes rodados na América. (IA)

"Boogie Nights" e o tempo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Ninguém se engane: "Boogie Nights" (Max Prime, 21h30) não é, senão superficialmente, um filme sobre a indústria pornô.
Seu tema é, sim, o correr do tempo, representado por dois momentos dessa indústria. No primeiro, heróico -por assim dizer-, esse tipo de filme desenvolve uma espécie de pedagogia do prazer. Num mundo que apenas começava a experimentar o então chamado amor livre, o pornô não deixava de ser uma maneira de instrução.
O segundo momento é o industrial. Quando se dá a passagem? No momento do suicídio de um dos personagens, cujo nome convém não revelar sabe-se bem por quê. Mas se pode dizer que Paul Thomas Anderson realizou aqui um dos mais interessantes filmes do cinema americano na virada do século.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Globosat produz desenho animado erótico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.