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MÚSICA ERUDITA
Mikhail Pletnev interpreta inusitado diário musical de Tchaikovsky
ARTHUR NESTROVSKI
ARTICULISTA DA FOLHA
O "Concerto nº 1" todo
mundo conhece. Arranjos
da "Suíte Quebra-Nozes" também. Mas só tchaikovskófilos
convictos citariam "As Quatro Estações", ou a "Sonata em Sol
Maior". E só um tchaikovskômano muito sério se lembraria das
"18 Peças, op. 72", compostas por
Tchaikovsky (1840-1893) no último ano de sua vida e virtualmente
esquecidas desde então. Tanto
maior a surpresa deste novo disco
do pianista Mikhail Pletnev, que
corrige nossa ignorância com
exuberância.
Gravado ao vivo na Tonhalle de
Zurique, o CD traz o ciclo completo das 18 pequenas "peças características", com títulos como
"Méditation", "Echo Rustique" e
"Chant Élégiaque" -se é que se
trata de um ciclo mesmo, o que o
compositor não deixou claro. Para quem lê a lista, na contracapa,
como se fossem os capítulos de
um livro, os títulos sugerem uma
espécie de romance sentimental,
ou diário, à maneira da subliteratura européia de fins do século 19.
Mas essa impressão se vê curiosamente negada pela música, assim
como as próprias palavras de
Tchaikovsky, que declarou (numa carta a um sobrinho) ter escrito as peças "por dinheiro".
Sabe-se lá qual foi o impulso
que levou o mestre russo a compor essas miniaturas, em meio
aos tormentos do ano de 1893
(que acabariam por levá-lo ao suicídio, segundo pensam alguns,
analisando as circunstâncias de
sua morte por cólera, depois de
beber água não fervida, durante
uma epidemia). O resultado é um
conjunto de peças estranhamente
quase abstratas: como se cada gênero ali -"berceuse", "valsa",
"improviso" etc.- servisse de
mote para o exercício da arte pura
da composição.
Tocadas com característico brilho e evocativa intensidade por
Pletnev, essas miudezas de salão
ganham grandezas, ao mesmo
tempo, de música de concerto e
música de estudo. Se o ciclo é um
diário, esse é o diário de um compositor, e seu principal assunto, a
própria composição. Se tudo na
vida parece sugerido, também, no
op. 72, esse não é, afinal, o efeito
da música? Para um compositor
como Tchaikovsky, o universo se
mostra numa casca de noz; e 18
peças despretensiosas podem ser
tudo o que se precisa para se dizer
o que se quer.
Tchaikovsky: 18 Peças, op. 72
Artista: Mikhail Pletnev
Gravadora: Deutsche Grammophon/
Universal Music
Quanto: R$ 36, em média
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