São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2005

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MÚSICA ERUDITA

Mikhail Pletnev interpreta inusitado diário musical de Tchaikovsky

ARTHUR NESTROVSKI
ARTICULISTA DA FOLHA

O "Concerto nº 1" todo mundo conhece. Arranjos da "Suíte Quebra-Nozes" também. Mas só tchaikovskófilos convictos citariam "As Quatro Estações", ou a "Sonata em Sol Maior". E só um tchaikovskômano muito sério se lembraria das "18 Peças, op. 72", compostas por Tchaikovsky (1840-1893) no último ano de sua vida e virtualmente esquecidas desde então. Tanto maior a surpresa deste novo disco do pianista Mikhail Pletnev, que corrige nossa ignorância com exuberância.
Gravado ao vivo na Tonhalle de Zurique, o CD traz o ciclo completo das 18 pequenas "peças características", com títulos como "Méditation", "Echo Rustique" e "Chant Élégiaque" -se é que se trata de um ciclo mesmo, o que o compositor não deixou claro. Para quem lê a lista, na contracapa, como se fossem os capítulos de um livro, os títulos sugerem uma espécie de romance sentimental, ou diário, à maneira da subliteratura européia de fins do século 19. Mas essa impressão se vê curiosamente negada pela música, assim como as próprias palavras de Tchaikovsky, que declarou (numa carta a um sobrinho) ter escrito as peças "por dinheiro".
Sabe-se lá qual foi o impulso que levou o mestre russo a compor essas miniaturas, em meio aos tormentos do ano de 1893 (que acabariam por levá-lo ao suicídio, segundo pensam alguns, analisando as circunstâncias de sua morte por cólera, depois de beber água não fervida, durante uma epidemia). O resultado é um conjunto de peças estranhamente quase abstratas: como se cada gênero ali -"berceuse", "valsa", "improviso" etc.- servisse de mote para o exercício da arte pura da composição.
Tocadas com característico brilho e evocativa intensidade por Pletnev, essas miudezas de salão ganham grandezas, ao mesmo tempo, de música de concerto e música de estudo. Se o ciclo é um diário, esse é o diário de um compositor, e seu principal assunto, a própria composição. Se tudo na vida parece sugerido, também, no op. 72, esse não é, afinal, o efeito da música? Para um compositor como Tchaikovsky, o universo se mostra numa casca de noz; e 18 peças despretensiosas podem ser tudo o que se precisa para se dizer o que se quer.


Tchaikovsky: 18 Peças, op. 72
    
Artista: Mikhail Pletnev
Gravadora: Deutsche Grammophon/ Universal Music
Quanto: R$ 36, em média



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