São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edição 2005 tem aumento de vendas e de visitantes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

A edição 2005 da Bienal Internacional do Livro do Rio apresentou crescimento em todos os índices: número de visitantes, volumes comprados, tempo de permanência, presença de jovens e nível de escolaridade. A única queda registrada também foi motivo de comemoração: o preço médio do livro, de R$ 21,90 em 2003 para R$ 17,74 em 2005.
Paulo Rocco, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), entidade que organiza a Bienal, estima que 630 mil pessoas tenham passado pelos portões do Riocentro até ontem à noite. Na última edição, a feira foi visitada por 560 mil pessoas. O aumento foi de 12,5%. Em 2005, foram movimentados R$ 41,5 milhões; na edição passada, R$ 36 milhões. O balanço refere-se aos dados da última sexta-feira.
Desses 630 mil, 171 mil eram estudantes. Eles compraram em média 2,1 livros a um preço médio de R$ 4,50. Entre o público geral, estimado em 440 mil pessoas, 81% compraram livros ao preço médio de R$ 17,74. A média de livros foi de 5,5 por pessoa. No total, foram vendidos 2,3 mi exemplares.
O presidente da Fagga Eventos, Arthur Repsold, ressaltou o aumento da participação dos jovens. Em 2003, 30% do público estava na faixa etária de 15 a 24 anos. Nesta edição, o índice pulou para 45%. Com isso, também cresceu o número de pessoas com segundo grau completo e terceiro grau incompleto, de 39% para 46%.
O número de mulheres passou de 58% para 59%, e o tempo de permanência foi de 3 horas e 55 minutos, contra 3 horas na última edição. (APC)


Texto Anterior: 12ª Bienal Internacional do Livro do Rio: Personalidades da TV atraem o público
Próximo Texto: DVD: Versão de "Ludwig", de Visconti, tem quatro horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.