São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Festival lança mundialmente "Filhas do Vento", novo filme de Joel Zito

Brasil ocupa MoMA por sete dias

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REDAÇÃO

Com 11 filmes, o Brasil ocupa, por uma semana, um dos mais prestigiados espaços de arte em Nova York: o MoMA (Museu de Arte Moderna).
A abertura da mostra "Premiere Brazil!" acontece hoje, às 13h, com o curta "Quimera", do cineasta Eryk Rocha e do artista Tunga, seguido do documentário "Fala Tu", de Guilherme Coelho.
Glauber Rocha está duplamente presente. Além do curta de seu filho, a cinebiografia "Glauber, o Filme - Labirinto do Brasil", de Silvio Tendler, foi selecionada para a segunda edição do evento.
O minifestival também é responsável pelas estréias mundiais de "Filhas do Vento", o primeiro longa de ficção de Joel Zito Araujo, e "A Pessoa É para o que Nasce", de Roberto Berliner, que serão exibidos nos sete dias.
"Filhas do Vento" reúne o maior elenco de atores negros já visto no Brasil e retrata a vida de mulheres negras entre os anos 60 e 70. "Esse longa é um desejo meu há tempos. Nele faço uma nova leitura da questão racial no Brasil e promovo um aumento da auto-estima dos afro-brasileiros. Acho que estrear primeiro lá fora imprime um senso de qualidade ao filme", diz Zito, que participa da sessão com Milton Gonçalves.
Já o documentário de Berliner acompanha por dez anos a vida de três irmãs cegas, que sobrevivem cantando nas ruas de Campina Grande (PB), onde nasceram.
Entre inéditos nos EUA e lançamentos em Nova York, estão outros filmes recentes nacionais: o documentário "O Prisioneiro da Grade de Ferro", de Paulo Sacramento, "Narradores de Javé", de Eliane Caffé, "Deus É Brasileiro", de Cacá Diegues, e "Onde Anda Você", de Sergio Rezende.
Completa a programação o curta "Um Caffé com Miécio", dirigido por Carlos Adriano, sobre o cartunista Caffé, com trilha sonora de Caetano Veloso.
Mas nem só de novas produções é feita a "Premiere Brazil!". "O Pagador de Promessas" (62), de Anselmo Duarte, ganhador da Palma de Ouro em Cannes, foi o clássico escolhido neste ano.
As projeções acontecem no Film Forum, um dos espaços temporários colocados à disposição do MoMA para exibição de filmes antes de sua reabertura, marcada para 20 de novembro. A curadoria do evento está a cargo de Jytte Jensen, do MoMA, e Ilda Santiago, diretora do Festival de Cinema do Rio.


PREMIERE BRAZIL!. Quando: de hoje ao dia 29, com sessões das 13h às 22h. Onde: MoMA Film Forum (209 West Houston Street; www.filmforum.com).


Texto Anterior: Erudito: Peça mineira decifra enigma de "Turandot"
Próximo Texto: Análise: Novela mimetiza conservadorismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.